“Zona Verde” acolhe palestra sobre Protecção de crianças e jovens na Internet

“Zona Verde” acolhe palestra sobre Protecção de crianças e jovens na Internet

No âmbito das comemorações do mês de Fevereiro, Mês da Internet Mais Segura, o Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação INTIC, IP realizou no dia 7 de Fevereiro, dia da Internet Mais Segura, palestra e debate sob o lema: “Internet Mais Segura: Protecção de Crianças e Jovens, na Escola Secundária da Zona Verde, envolvendo professores, alunos, encarregados de educação, dentre outros.

A palestra que teve como objectivo consciencializar a sociedade em geral, e as crianças e jovens, em particular, sobre as boas práticas para a utilização segura e responsável da Internet, foi orientada pelo Chefe do Departamento Central da Segurança Cibernética no INTIC, IP, Eng. Sérgio Guivala, juntou cerca de 100 alunos de diferentes classes daquela unidade de ensino e acredita-se que estes vão fazer réplica dos assuntos abordados aos demais colegas, pais ou encarregados de educação, bem como difundir este conhecimento junto das comunidades onde se encontram inseridas.

Falando aos órgãos de Comunicação Social, o Director da Escola Secundária da Zona Verde, Custódio Simões, disse que “a palestra foi bastante útil, pois não são poucos os casos em que os alunos usam a Internet de uma forma inconsciente e irresponsável. O Director acrescentou que há vários casos em que os alunos fazem imagens e vídeos de actos indecentes e partilham uns com os outros, promovendo buling, o que concorre em grande medida para surgimento de casos da depressão e fraco aproveitamento pedagógico por parte das vítimas, para além de promover ódio e violência entre os alunos”.

Importa referir que, o INTIC, IP pretende abranger mais escolas a nível nacional como forma de massificar a difusão de boas práticas de uso de Internet em crianças e jovens em Moçambique, o que vai prevenir a esta camada, de crimes decorrentes do uso da Internet, com destaque para extorsão e exploração sexual, sequestros e chantagens.

Comments are closed here.