UbuntuNet Alliance elege novos membros do Conselho de Curadores

UbuntuNet Alliance elege novos membros do Conselho de Curadores

Histórias / Por Harold Bowa

A UbuntuNet Alliance tem o prazer de anunciar que um novo Conselho de Curadores foi constituído após a eleição de 7 membros na 16ª Assembleia Geral Anual de Membros, realizada em Lilongwe, Malawi, em 22 de abril de 2022. O novo Conselho de Curadores assume o lugar de a equipe que foi eleita em Entebbe, Uganda em 2019 e cumprirá um mandato de 3 anos. 

O Conselho de Curadores da UbuntuNet Alliance é composto por 9 pessoas: o Presidente, o CEO e outros 7 Curadores, que são eleitos pelos Membros na Assembleia Geral Anual. Todos, exceto um dos novos membros eleitos, são novos  Em seu discurso após a eleição dos novos curadores, o Presidente da Aliança Prof Stephen Simukanga agradeceu aos curadores cessantes por seu tempo de serviço e por contribuir para o desenvolvimento da Aliança, especialmente durante a pandemia de Covid-19, quando a Aliança e alguns As NRENs enfrentaram sérios desafios financeiros devido ao fechamento de universidades. Ele também parabenizou e deu as boas-vindas aos novos curadores e esperava trabalhar com eles nos próximos dias.

Os 7 Administradores eleitos são: 

  • A Dra. Julianne Sansa-Otim (de Uganda), a única a ser reeleita da coorte anterior, é vice-presidente da UbuntuNet Alliance desde 2019. Ela também atua no Conselho de Administração da Rede de Pesquisa e Educação de Uganda (RENU ). Atualmente é professora sênior na Makerere University College of Computing and Information Sciences e lidera o laboratório WIMEA-ICT, onde são realizadas pesquisas de estações meteorológicas automáticas de baixo custo, modelagem de previsão e desenvolvimento de software para serviços meteorológicos.
  • Parceria da União Africana para o Desenvolvimento da África (NEPAD) e no Conselho de Pesquisa Científica e Industrial (CSIR) em Pretória, África do Sul, por 10 anos, de 2006 a 2016. Antes de 2006, trabalhou como Professor na Universidade da Zâmbia durante 21 anos, passando progressivamente de Staff Development Fellow (SDF) até ao cargo de Professor Associado no Departamento de Ciências Biológicas.
  • O Prof. Lourino Chemane (de Moçambique) é actualmente o CEO do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação em Moçambique, cargo que ocupa desde Maio de 2021. Foi CEO da Rede de Investigação e Educação de Moçambique (MoRENet) desde Julho de 2016, e Conselheiro do Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Profissional Superior e Técnico de Moçambique desde 2009. Foi Coordenador do Projecto de Governo Electrónico e Infraestruturas de Comunicações de Moçambique (MEGCIP) de 2009 a 2016.
  • A Sra. Harinaina Ravelomanantsoa (de Madagascar) é a atual CEO (Gerente de Projeto) da iRENALA, a NREN de Madagascar, cargo que ocupou desde 2013. Atualmente, ela atua como presidente interina da NREN (desde 2020). Ela também está envolvida no Global Internet eXChange de Madagascar (MGIX) desde 2016. Em 2006, ela co-fundou a CORE-DEV Engineering SARL, uma empresa de consultoria especializada em Engenharia, Assessoria, Estudos e Treinamento na área de TIC em Madagascar.
  • A Sra. Dorcas Muthoni (do Quênia) é empreendedora, cientista da computação e fundadora da OpenBusiness Africa. Ela começou sua empresa de software aos 24 anos. Ela é muito apaixonada pela transformação das empresas africanas por meio da tecnologia. Ela também é a fundadora da organização regional AfChix, uma iniciativa de orientação e capacitação para mulheres em computação em toda a África. Globalmente, ela foi envolvida e homenageada em liderança de tecnologia pela Internet Society (ISOC) como um Conector Global do Hall da Fama da Internet, Fórum Econômico Mundial (WEF) como Jovem Líder Global (YGL), Instituto AnitaB como Vencedor do Prêmio Agente de Mudança e a Universidade Pompeu Fabra (UPF) na Espanha.
  • Eng Musa Musazi (de Uganda) é o Diretor de Tecnologia do Grupo CSquared Group, supervisionando as operações em Uganda, Quênia, Gana, Libéria e República Democrática do Congo) desde julho de 2021, depois de ter atuado na mesma função desde 2019. ocupa o cargo de Diretor de Tecnologia de Uganda desde 2017.

Os candidatos ao Conselho de Curadores são indicados pelos membros da NREN. Cada NREN tem o direito de indicar até 2 candidatos de qualquer parte do mundo, um homem e outra mulher.

Comments are closed here.