Transformação Digital de Moçambique: Desafios e Oportunidades discutidos em “Mesa Redonda” em Maputo

Transformação Digital de Moçambique: Desafios e Oportunidades discutidos em “Mesa Redonda” em Maputo

O Instituto Nacional das Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC), em colaboração com a Number Resource Society (NRS) realizou, ontem, 8 de Março de 2024, na cidade de Maputo, uma “Mesa Redonda” com objectivo de debater sobre a Protecção do Espaço Digital em Moçambique. O evento congregou cerca de 50 intervenientes do sector de TIC para discutir sobre os desafios e oportunidades no âmbito da Segurança Cibernética, Políticas de Internet, Inteligência Artificial e Governança Digital.

No discurso de abertura do evento, o Presidente do Conselho de Administração do INTIC, Lourino Chemane, salientou que esta iniciativa é  parte da implementação da Política e Estratégia Nacional de Segurança Cibernética e da operacionalização da Lei de Transacções Electrónicas nos aspectos referentes à sensibilização, capacitação institucional e cooperação internacional, tendo defendido a importância de uma Agenda Nacional de Transformação Digital para garantir um futuro inclusivo e próspero para todos.

Chemane explicou durante a sua intervenção que o Governo de Moçambique tem actuado fortemente para garantir um ecossistema digital favorável ao desenvolvimento da Sociedade de Informação e de entre várias acções, destacou Reformas Políticas e do Quadro Regulatório, investimento na Infra-estrutura digital e expansão das redes da Banda Larga, implementação de programas de competência e valências digitais para aumentar os níveis da Literacia Digital e cooperação em várias dimensões.

por sua vez, Elton Kambugu, Chefe da Divisão África da Number Resource Society (NRS), destacou os esforços que Moçambique vem empreendendo para antecipar respostas eficazes aos crimes cibernéticos e encorajou o país e se preparar com antecedência para o determinismo tecnológico que vem sendo imposto pela emergência da Inteligência Artificial. Kambugu enfatizou que é “importante que Moçambique, á semelhança de vários países africanos, embarcar na corrida rumo à transformação digital para impulsionar o desenvolvimento socio-econômico do país.”

O ponto mais alto deste evento foi a assinatura do Memorando de Entendimento (MdE) entre o INTIC e a NRS, que visa apoiar Moçambique com um investimento de 500 mil dólares o equivalente a 30 milhões de meticais, destinado à formação em Governação de internet, Segurança Cibernética e formulação de políticas.

Com este MdE, a NRS assume várias responsabilidades, incluindo o compromisso de desenvolver e fornecer materiais de treinamento abrangentes nas áreas acordadas. Além disso, irá garantir que o conteúdo do treinamento seja actualizado e relevante para os padrões da indústria, organizando e conduzindo sessões de treinamento.

Assinaram o memorando o Presidente do Conselho de Administração do INTIC, Lourino Chemane, e o Chefe da Divisão África da NRS, Elton Kambugu.

No final do Evento, Chemane manteve um encontro de cortesia com Kambugu onde enalteceu e agradeceu os esforços de NRS para a construção de Ecossistema Digital de Moçambique cada vez mais seguro e resiliente. 

Comments are closed here.