Seminário sobre Inteligência Artificial e Robótica: Desafios e Oportunidades para Moçambique na FACIM

Seminário sobre Inteligência Artificial e Robótica: Desafios e Oportunidades para Moçambique na FACIM

Na 58ª Edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) através do Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC), IP, e o Comissariado-Geral de Moçambique para a EXPO 2025 (COGEMO), promoveu um seminário de relevância extraordinária sobre Inteligência Artificial e Robótica: Desafios e Oportunidades para Moçambique. O evento teve lugar nas instalações da FACIM, em Ricatla, no distrito de Marracuene, província de Maputo, em 01 de Setembro de 2023. A cerimónia de abertura foi conduzida por Luís Canhemba, Administrador Executivo do Pelouro Corporativo do Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC), IP. O Seminário reuniu um painel diversificado de especialistas em tecnologia e educação, e a sua discussão centrou-se nas oportunidades e desafios que a Inteligência Artificial e a Robótica apresentam para Moçambique.

Durante a sua intervenção Bernardo Mariano Jr., Secretário Geral Adjunto para a Área das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Nações Unidas, fez um apelo veemente à urgente adoção, por parte de Moçambique, de uma estratégia de desenvolvimento sustentável centrada na Inteligência Artificial e Robótica (IA & R). O dirigente destacou que a abordagem pode não apenas expandir as oportunidades de desenvolvimento, mas também melhorar significativamente a qualidade de vida dos cidadãos moçambicanos. Mariano Jr. ressaltou a importância de democratizar o acesso à internet, desenvolver talentos locais e regulamentar questões éticas relacionadas à IA & R.

Por seu turno, Luis Neves, Director do Centro de Informática da Universidade Eduardo Mondlane (CIUEM), enfatizou a distinção entre a Inteligência Artificial e a Robótica, destacando como ambas podem ser aplicadas de forma única em contextos educacionais. Ele sublinhou o potencial das tecnologias emergentes para revolucionar a qualidade do ensino, enfatizando a necessidade de melhorar a literacia digital e cultivar competências locais em África. Outrossim, o Prof. Doutor Mário Tauzene Afonso Matangue, Diretor Geral do Instituto Superior Politécnico de Gaza (ISPG), abordou a aplicação da Inteligência Artificial e da Robótica na agricultura e segurança alimentar. Tauzene enfatizou como a robótica pode realizar tarefas agrícolas com maior precisão e como essas tecnologias podem contribuir para aumentar a produtividade e a qualidade das colheitas. Ele também destacou a necessidade de enfrentar desafios éticos, como o uso responsável da IA na proteção das culturas agrícolas. Num outro desenvolvimento, Eng. Sérgio Guivala, Chefe do Departamento de Segurança Cibernética do INTIC, IP, abordou o impacto da Inteligência Artificial e da Robótica na segurança cibernética, alertando para os desafios crescentes da IA na segurança dos sistemas. Ele destacou o aumento alarmante de ataques cibernéticos e a necessidade premente de regulamentação da IA para proteger a integridade e segurança dos sistemas cibernéticos.

Finalmente, o Eng. Manuel Azevedo, Presidente do Conselho de Administração da MARAR Lda., encerrou o seminário ao destacar os avanços significativos alcançados pela sua empresa na automação de processos em instituições financeiras. Azevedo enfatizou como a automação melhorou a qualidade dos serviços, reforçou a segurança e a capacidade de detecção de ameaças, e posicionou as empresas de forma mais competitiva globalmente. O Seminário sobre Inteligência Artificial e Robótica na FACIM proporcionou uma plataforma valiosa para a discussão e reflexão sobre o futuro tecnológico de Moçambique. Ficou claro que o país está empenhado em abraçar as oportunidades que a IA e a Robótica oferecem, ao mesmo tempo que enfrenta os desafios que essas tecnologias apresentam. Moçambique está determinado a posicionar-se como um ator relevante na cena internacional da IA & R, visando um futuro mais tecnologicamente avançado e próspero.

Comments are closed here.