Segurança Cibernética debatida em Gaza

Segurança Cibernética debatida em Gaza

Decorre hoje 22 de Novembro o workshop sobre Segurança Cibernética na província de Gaza. O evento, organizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia de Informação e Comunicação-INTIC, reuni cerca de 80 participantes e conta com a presença de várias individualidades da província, nomeadamente, representante do Secretário do Estado, representante do Governador da província, da sua excelência Administradora do distrito de Xai-Xai, do representante do Director do SPAS de Gaza, sociedade civil e vários intervenientes do ecossistema digital.

O workshop tem como objectivo consciencializar vários quadrantes da sociedade moçambicana sobre as boas práticas no espaço cibernético, com vista a criar uma cultura individual e colectiva de segurança cibernética, assim como divulgar a política e Estratégia Nacional de segurança cibernética (PENSC) e socializa-los sobre a Lei de segurança Cibernética e a Lei de Proteção de Dados. O evento foi marcado por diferentes intervenções de representantes do Governo local a todos os níveis, tendo sido enfatizada a necessidade de fortalecer as medidas de segurança cibernética e promover uma governação eficaz da internet. No seu discurso, o representante do Secretário do Estado, Excelentíssimo Sr. Cardoso Meque referiu que ao abordarmos questões relativas à segurança cibernética, estamos a salvaguardar os interesses de nossos cidadãos e a proteger as instituições e cidadãos porque nos dias que correm todos estamos expostos as ameaças cibernéticas.

Por sua vez, a representante da Governadora da província, a excelentíssima Sra. Lurdes Machava frisou que a segurança cibernética é da responsabilidade de todos os intervenientes sociais e apela ao esforço colectivo para garantia da protecção cibernética no país. “Este workshop é visto como um marco importante para a implementação de uma estratégia de segurança cibernética bem definida no pai”- acrescentou o Administrador para o Pelouro Técnico operacional no INTIC, Constantino Sotomane.

O evento enquadra-se nas actividades desenvolvidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, por meio do INTIC no âmbito da sensibilização em Segurança Cibernética, onde o mês de Outubro é considerado mês de segurança cibernética Importa referir que o INTIC está a preparar a Lei de Segurança Cibernética, que se espera que venha ajudar na minimização dos crimes praticados na intenet e que permita que as transacções electrónicas sejam feitas de forma segura.

Comments are closed here.