Representantes do Instituições de ensino superior em Tete destacam importância do curso de Fundamentos de CSIRT

Representantes do Instituições de ensino superior em Tete destacam importância do curso de Fundamentos de CSIRT

Representantes das instituições de ensino superior na província de Tete destacaram, hoje, 4 de Julho, a importância do curso sobre Relacionamento da Equipe de Reposta a Incidentes de Segurança Cibernética (CSIRTs) organizado pelo Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação, (INTIC), IP em parceria com os Serviços Provinciais de Accão Social naquela Província do centro do país.
Neste que é o segundo dia do curso, delegados de instituições de ensino superior como Universidade Politécnica de Tete, Universidade Católica de Tete, Universidade Pedagógica de Tete, dentre outras, realçaram a importância de capacitação contínua de profissionais bem como a estudantes de Tecnologias de Informação e Comunicação, em matérias de segurança cibernética para enfrentar os desafios cada vez mais complexos do ambiente digital.
O curso, que está sendo ministrado por especialistas reconhecidos na área de segurança da informação da União Europeia com o apoio do Banco Mundial, através do Projecto de Aceleração Digital de Moçambique (PADIM), foi destacado como sendo de capital importância pelas instituições académicas locais. Os representantes consideram que a protecção dos dados e das infraestruturas de TI é fundamental para a integridade das instituições de ensino superior e para garantir um ambiente seguro para os estudantes e pesquisadores.


Durante os debates os delegados das universidades desta Província convergiram na ideia de que no contexto de crescentes ondas de crimes cibernético muitas instituições educacionais e de pesquisa têm sido alvos de ataques nos últimos anos em todo mundo e consideram que as acções de consciencialização sobre os perigos das ameaças cibernéticas, fortemente discutidos nos dois dias de capacitação torna esse curso especialmente relevante para a comunidade académica de Tete.
António Onofre, Director do Centro de Investigação Científica de Recursos e Tecnológicos no Instituto Superior Politécnico de Tete considerou que uma instituição do Ensino Superior possui seus recursos informacionais ligados a vida dos estudantes, investigadores e pesquisadores armazenados no formato digital, para além de um leque de documentos e obras bibliográficas disponíveis em bibliotecas online dai que os conteúdos abordados no curso vão ajudar a melhor as abordagens em torno da digitalização dos processos. “A segurança cibernética é uma preocupação global que não pode ser ignorada pela comunidade académica. Este curso é uma oportunidade valiosa para fortalecer nossos conhecimentos e habilidades no campo da segurança da informação, permitindo que estejamos preparados para lidar com ameaças cibernéticas em constante evolução.”


Por seu turno, Elizete Macie, Delegada da Faculdade de Gestão de Recursos Naturais e Mineralogia na Universidade Católica de Tete acredita que até o final do curso os profissionais deste sector estarão munidos de uma base sólida de conhecimentos e habilidades em resposta a incidentes de segurança, tendo em conta que nas universidades reside parte significativa da vida dos estudantes. “ Várias informações como folhas de salários, Históricos Académicos, Certificados de Habilitações Literárias e Bibliotecas Digitais das universidades podem representar maior venerabilidade no ciberespaço. O curso de Relacionamento de CSIRT oferece uma oportunidade valiosa de adquirir habilidades práticas e conhecimentos teóricos, agregando um diferencial significativo a concepção de curricula das universidades. Precisamos conceber módulos e cadeiras que abordem com maior profundidade elementos que tem a ver com segurança cibernética, tanto de instituições bem como dos indivíduos,” disse.


O Director da Divisão de Segurança Cibernética e Protecção de dados considerou que o curso sobre Relacionamento da Equipes de Repostas a Incidentes de Segurança Cibernética (CSIRTs) é parte de um esforço para promover a consciencialização sobre segurança cibernética na Província de Tete e, ao mesmo tempo, de desta forma pode ajudar no fortalecimento do ecossistema académico na naquela Província. “Com o conhecimento adquirido, espera-se que os participantes possam contribuir significativamente para a segurança digital não apenas em suas próprias instituições, mas também na sociedade em geral”.
Para os dias 5 e 6 de Julho em curso o INTIC, IP tem planificado, ainda para a província de Tete, o curso sobre Fundamentos de CSIRTs, com o lema: Moçambique como uma nação com o espaço cibernético, seguro e resiliente, com vista capacitar membros, potenciais membros e gestores e potencias gestores de CSIRTs, juristas e outros intervenientes em matérias de segurança cibernética com base num programa que parte do nível básico para o avançado, incluindo matérias de gestão, técnico-operacional e legal na criação dos CSIRTs Nacional e sectoriais.

Comments are closed here.