Relatório da Participação na Reunião de Consulta de Comunidade de Especialistas Cibernéticos da África na Holanda e Visita de Trabalho em Portugal

Relatório da Participação na Reunião de Consulta de Comunidade de Especialistas Cibernéticos da África na Holanda e Visita de Trabalho em Portugal

O Global Fórum on Cyber Expertise (GFCE), é uma comunidade internacional com mais de 140 membros e parceiros de todas as regiões do mundo, estabelecida com o objectivo de fortalecer a capacidade e experiência cibernética a nível global. O GFCE pretende ser uma plataforma pragmática, orientada para ação e flexível para a colaboração internacional, contribuindo para reduzir a sobreposição e duplicação de esforços no ecossistema de desenvolvimento da capacidade cibernética (CCB), necessária para garantir um mundo digital aberto, livre, pacifico e seguro.

O GFCE, no âmbito das suas actividades, convidou o INTIC a participar na Reunião de Consulta da Comunidade de Especialista Cibernéticos de África em representação de Moçambique. O encontro teve lugar em Haia, na Holanda e decorreu de 22 a 24 de Novembro de 2021 com o apoio da fundação Bill & Melinda Gates. O encontro tinha como principais objectivos, o estabelecimento da comunidade de “Africa Cyber Experts (ACE)”, que consistirá de especialistas cibernéticos de África que participarão na coordenação, envolvimento e apoio na implementação das actividades de capacitação cibernética no âmbito na iniciativa “Cyber Capacity Building (CCB)” em Africa. A comunidade ACE vai participar e contribuir para a concepção, desenvolvimento e implementação de módulos de conhecimento (KM).

A equipe do INTIC, durante a sua estadia em Haia, visitou o National Cybersecurity Center (NCSC-NL) que é parte integrante do Ministério da Justiça e Segurança, e que hospeda o CSIRT Nacional da Holanda. A visita tinha por objectivo colher experiência do modelo organizacional e identificar áreas de parceria com INTIC no desenvolvimento do CSIRT Nacional de Mocambique. Ainda nesta missão e na cidade de Haia, a equipa do INTIC parte desta missão reuniu com a equipe do projecto Cyber Resilience for Development (Cyber4Dev), com o objetivo de estreitar as relações da parceria entre o INTIC e o Projecto Cyber4Dev.

O Projecto Cyber Resilience for Development (Cyber4Dev) é uma iniciativa da União Europeia concebido para promover a resiliência cibernética e a segurança cibernética, a fim de proteger as empresas públicas e privadas em todo o mundo. O Projecto Cyber4Dev tem por objectivo aumentar a resiliência cibernética de países do terceiro mundo, promovendo simultaneamente uma abordagem multisectorial e inclusiva baseada nos direitos humanos, garantindo o cumprimento do estado de direito e dos princípios da boa governação nos países participantes e beneficiários deste projecto. É de realçar que Moçambique eh um dos países beneficiários do Projecto Cyber4Dev.

A missão contemplava ainda uma visita de trabalho a Portugal, que decorreu de 27 a 29 de Novembro de 2021, onde estavam agendadas visitas e reuniões de trabalho com o Gabinete Nacional de Segurança (GNS), o Centro Nacional de Segurança Cibernética (CNSC), a Agencia para Modernização Administrativa (AMA), a Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) e o Centro de Gestão da Rede Informática do Governo (CEGER), com o objectivo de colher experiência para dinamizar as acções relativas a implementação da Politica Nacional de Segurança Cibernética, em particular as acções ligadas a Operacionalização do Sistema de Certificação Digital de Moçambique, o estabelecimento do CSIRT Nacional de entre outras actividades descritas na Estratégia Nacional de Segurança Cibernética bem como de iniciativas atinentes a modernização da administração pública com recurso a TICs.

Veja aqui o relatório completo

Comments are closed here.