Reflexões sobre Transformação Digital de Moçambique encera o Mês da Mulher

Reflexões sobre Transformação Digital de Moçambique encera o Mês da Mulher

Para encerrar as actividades comemorativas do Mês da Mulher, o Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Cominação (INTIC), IP, realizou, hoje, 4 de Abril, um WebnaIr, subordinado ao tema “Transformação Digital e Prestação de Serviços Digitais: Experiência, Oportunidades e Desafios da Participação da Mulher”.

Sob moderação da Egª. Nilsa Miquidade, Secretária Permanente do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o evento contou com a participação de mulheres da Organização da Noções Unidas e de outros países como Portugal e do Brasil, ocupando posições chaves nos processos de transformação digital das entidades que representam.

O evento teve como objectivo abordar a experiência de alguns países da CPLP em iniciativas de Transformação Digital e de Governo Electrónico, com vista a sistematização de intervenções que possam contribuir para melhorar a prestação de serviços digitais em Moçambique e melhorar a posição do país nos rankings internacionais de TIC.

Na qualidade de moderadora, a Egª. Nilsa Miquidade referiu que  aquela era uma oportunidade para realçar o papel de todos os intervenientes, em especial a mulher, de modo a colmatar-se a lacuna digital de género nos diferentes projectos e iniciativas de transformação digital no sector público, sector privado, academia e sociedade civil.

O presidente do Conselho de Administração do INTI, IP, prof. Doutor Eng. Lourino Chemane considerou que a participação da mulher no processo de Transformação Digital é de extrema importância na medida em que influencia positivamente na gestão e autonomia económica da mulher através do empoderamento e promoção de empreendedorismo digital. “A realização do presente Webinar permitirá a sistematização de intervenções que possam contribuir para melhorar a prestação de serviços digitais em Moçambique e melhorar a posição do país nos rankings internacionais de TIC”. Frisou.

O evento teve como oradores Profª. Doutora Delfina Soares, Directora da Unidade Operacional em Governação Electrónica da Universidade das Nações Unidas (UNU-EGOV), Profª. Doutora Esselina Macome, Professora Associada na Universidade Eduardo Mondlane Profª. Doutora Luanna Sant’Anna Roncaratti, Secretária Adjunta de Governo Digital, Brasil, Doutora Sara Fernandes,  Coordenadora Nacional para a Transição Digital na Saúde de Portugal e Dra. Odete Semião, Directora Geral da Agência Nacional de Desenvolvimento Geo-Espacial (ADE) em Moçambique.

Comments are closed here.