PCA do INTIC, IP desafia órgãos de Comunicação Social a divulgar mais sobre os perigos do uso indevido da Internet

PCA do INTIC, IP desafia órgãos de Comunicação Social a divulgar mais sobre os perigos do uso indevido da Internet

No contexto do lançamento das actividades comemorativas do mês da Internet Mais Segura, no recinto da Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, no dia 7 de Fevereiro do corrente ano, o Presidente do Conselho de Administração do INTIC, IP, Prof. Doutor, Eng. Lourino Chemane, apelou aos profissionais de Comunicação Social a participar activamente na massificação da divulgação de boas práticas no uso de Tecnologias de Informação e Comunicação em Geral e da Internet, em particular, como forma de se evitar a ocorrência de crimes cibernéticos no país.

O apelo a jornalistas surge na sequência da evolução de crimes no espaço cibernético que acompanham a tendência crescente do acesso às TIC e da Internet, em particular, da fraca literacia digital e da conectividade universal que caracteriza o espaço cibernético. O PCA do INTIC, IP explicou ainda que, as acções levadas a cabo pela instituição que dirige, visando mitigar os efeitos de crimes cibernéticos, enquadram-se no Plano Quinquenal do Governo (PQG: 2020-2024) que aborda a transversalidade das TIC com objectivo de assegurar serviços de comunicação social e informação de qualidade.

Para o este mês de Fevereiro em particular, Mês da Internet Mais Segura, o Prof. Doutor, Eng. Lourino Chemane, observou que os profissionais de Comunicação Social são parceiros estratégicos para a consciencialização da sociedade sobre os perigos existentes no espaço cibernético, particularmente, para crianças e jovens no uso da Internet, acrescentando ainda que, o uso crescente das TIC, impôs novos desafios relativos a segurança de dados e protecção da vida privada, das instituições e mesmo de soberania dos Estados. Daí que, no seu entender, os profissionais de comunicação são chamados a redobrar esforços na disseminação de conteúdos informativos e educativos sobre o uso das TIC.

Neste contexto, para aprimorar os mecanismos de intervenção conjunta, o INTIC, IP em parceria com o Projecto Cyber4Dev da União Europeia está a programar, ainda para este mês, uma capacitação à Jornalistas, responsáveis de Relações Públicas nas instituições do Governo e responsáveis pelo estabelecimento de CSIRTs a nível provincial em matérias de segurança cibernética.

Comments are closed here.