ONU Mulheres e Unesco debatem Inclusão digital da Mulher e Rapariga

ONU Mulheres e Unesco debatem Inclusão digital da Mulher e Rapariga

A  ONU Mulheres, em colaboração com a UNESCO, organizou há dias, na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, uma feira de partilha com o lema Inclusão Digital: Inovação e Tecnologia para a Promoção da Igualdade de Género”,com o objectivo de discutir os mecanismos para redução das disparidades tecnológicas e digitais em Moçambique, assim como debater como as políticas podem ser o vector para fechar a lacuna de género nas TIC e criar uma percepção a longo prazo do que está a ser feito para reduzir as disparidades de género.

O evento reuniu vários intervenientes do sector das Tecnologias de Informação e Comunicação, inovadores, empresários e activistas da igualdade de género, a fim de proporcionar uma oportunidade para realçar o papel da mulher no sector das TIC no país, no sentido de identificação de estratégias para combater a utilização das tecnologias digitais para minar os direitos humanos das mulheres e raparigas. Os organizadores visavam trazer as mulheres e outros grupos marginalizados  para o debate sobre sua inclusão nas TIC e buscar soluções mais criativas na promoção da igualdade de género.

Discutiu-se a disparidade digital de género, desigualdades entre homens e mulheres em relação aos benefícios da mudança tecnológica para acesso ao mercado de emprego, rendimentos, informação, participação na vida pública e acesso rápido ao crédito, educação e cuidados de saúde.

Falou-se igualmente dos mecanismos que podem contribuir para aumentar a consciência das mulheres e raparigas relativamente aos seus direitos e envolvimento cívico, bem como das oportunidades propiciadas pelos avanços na tecnologia digital que vem oferecendo imensas oportunidades para enfrentar os desafios humanitários e para o alcance dos objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

Os expositores exibiram as suas experiências através de vários tipos de apresentações: publicações, aplicações audiovisuais, demonstrações, e narração de histórias. Tiveram igualmente lugar apresentações para partilhar e promover as melhores práticas para as necessidades prioritárias das mulheres e raparigas no que diz respeito às TIC e aos ODS.

O evento conseguiu reunir organizações e empresas que se encontram na vanguarda da digitalização e inovação e que fornecem uma carteira sinergética de ofertas para apoiar ainda mais a transformação digital do país

O Instituto nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC) IP, fez-se representar neste evento pelo Dr. Jeremias Macumbe, Director da Divisão de Governação da Internet, Dra. Elsa Macicame, chefe do Departamento de Auditoria e Conformidade, Dra. Olga Muandzo, chefe de Repartição de Estudos e Projectos.

Comments are closed here.