No Dia Internacional dos Arquivos: INTIC, IP destaca a importância do Arquivo Digital, Certificação e Segurança Cibernética

No Dia Internacional dos Arquivos: INTIC, IP destaca a importância do Arquivo Digital, Certificação e Segurança Cibernética

O Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação, INTIC, IP, na qualidade de Regulador de TIC em Moçambique abordou hoje, 09 de Junho, em webinar organizado pela Electricidade de Moçambique EP (EDM E.P), a importância do Arquivo Digital, Certificação e Segurança Cibernética no âmbito do Dia Internacional dos Arquivos.
O evento tinha como objectivo sensibilizar os funcionários e colaborados da EDM sobre a importância dos Arquivos Digitais e subordinou se sobre o lema: importância do Arquivo Digital, Certificação e Segurança Cibernética.
O webinar foi moderado pelo Eng° Francisco Inroga, Administrador de Pelouro de Distribuição, Comercial e Informática da EDM e o INTIC, IP se fez representar pelo Prof. Doutor Eng°. Lourino Chemane, Presidente do Conselho de Administração, Eng°. Constantino Sotomane, Administrador para o Pelouro Técnico Operacional e Eng°. Laisse Mucavele, Director da Divisão de Licenciamento e Certificação Digital.
Durante o evento, o PCA do INTIC, IP Lourino Chemane destacou a crescente importância do arquivo digital na era da informação digitalizada tendo enfatizado que, à medida que mais informações são criadas e armazenadas em plataformas digitais, a necessidade de preservar e garantir a integridade desses arquivos torna-se crucial.


Chemane fez referência ainda ao processo de Digitalização de Moçambique, ora em curso tendo considerado que “Para dinamizar a digitalização de arquivos em Moçambique, o Governo pretende elaborar a Estratégia Nacional de Transformação Digital, no âmbito do projecto de Aceleração Digital de Moçambique, financiado pelo Banco Mundial”.
Por sua vez o Laisse Mucavele, Director da Divisão de Licenciamento e Certificação Digital no INTIC, IP falou da importância da certificação digital, que consiste em verificar a autenticidade, a integridade e a confiabilidade dos documentos e informações armazenadas em suportes digitais. “A certificação digital garante que os arquivos digitais não sejam adulterados e possam ser fiavelmente utilizados como fontes de informação credíveis” frisou.


Por fim, Constantino Sotomane, Administrador do Pelouro Técnico Operacional no INTIC, IP, falou da necessidade de proteger os arquivos digitais contra ameaças cibernéticas, como ataques de hackers, malware e ransomware dentre outros crimes que tem causados prejuízos enormes á instituições de vários países do mundo. “A implementação de medidas de segurança robustas, como criptografia, firewalls e sistemas de detecção de intrusão, foram destacadas como essenciais para garantir a integridade e a confidencialidade dos arquivos digitais”, destacou.
Importa referir que o Governo não está alheio ao desenvolvimento da sociedade de informação, tendo aprovado o Regulamento do Sistema de Certificação Digital de Moçambique através do Decreto nr. 59/2019 de 03 de Julho, cuja implementação vai incrementar o nível de segurança nas transaccões electrónicas entre a administração pública, as empresas e cidadão, promovendo deste modo o aumento da qualidade e confiança dos serviços prestados com recursos a Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Comments are closed here.