Mulheres discutem a importância do Backup face aos crimes cibernéticos

Mulheres discutem a importância do Backup face aos crimes cibernéticos

Celebra-se a cada dia 31 de Março, o Dia Mundial do Back-Up. Nesta data os governos de todo mundo direcionam sua atenção para a importância de proteger dados cruciais. Originado da necessidade de sensibilizar a sociedade sobre a preservação de informações digitais, o dia destaca a prática vital de fazer cópias de segurança.

Backup é o processo de criar uma cópia de segurança dos dados, arquivos ou informações importantes armazenadas em dispositivos electrónicos, como computadores, smartphones, tablets, servidores, entre outros. Essas cópias de segurança são essenciais para proteger os dados contra perdas inesperadas, como falhas de hardware, ataques de vírus, exclusão acidental de arquivos, roubo ou danos físicos aos dispositivos.

Eugénio Jeremias, Director da divisão de Segurança Cibernética e Protecção de Dados no Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC) disse que para marcar a passagem desta data a instituição, através da sua Divisão, liderou uma campanha de sensibilização para destacar a relevância dos backups na preservação de dados essenciais. “Paralelamente a estes esforços, o INTIC tem programado, para próximos dias, um Webinar focado nos desafios da segurança cibernética e no combate aos crimes virtuais, com o tema: Desafios da Segurança Cibernética e de Combate a Crimes Cibernéticos: A Importância do Backup. Optamos por alinhar o Webinar com o Dia da Mulher Moçambicana, reconhecendo a importância da ocasião ao promover um evento que aborda questões de segurança cibernética em relação às mulheres”, disse Eugénio Jeremias.

Jeremias acrescentou ainda que este evento justifica-se pelo facto de as mulheres constituírem um dos grupos que mais sofrem ataques cibernéticos, o que muitas vezes culmina com chantagens, difamação, extorsão sexual, dentre outros crimes.

Comments are closed here.