MOÇAMBIQUE PARTICIPA DE 9 À 20 DE JANEIRO NA IV SESSÃO DO COMITÊ AD HOC PARA ELABORAÇÃO DA CONVENÇÃO INTERNACIONAL CONTRA O USO DE TIC PARA FINS CRIMINAIS

MOÇAMBIQUE PARTICIPA DE 9 À 20 DE JANEIRO NA IV SESSÃO DO COMITÊ AD HOC PARA ELABORAÇÃO DA CONVENÇÃO INTERNACIONAL CONTRA O USO DE TIC PARA FINS CRIMINAIS

Uma delegação integrando quadros do Ministério de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Procuradoria Geral da República e o Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC. IP), chefiada pelo Prof. Doutor Eng. Lourino Chemane Presidente do Conselho de Administração do INTIC, participa de 09 a 20 de Janeiro do ano em curso, em Viena, Áustria, na IV Sessão do Comitê Ad Hoc para Elaboração da Convenção Internacional Abrangente Contra o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação para Fins Ilícitos.
Esta Convenção, tem como objectivos: (i) promover e fortalecer medidas para prevenir e combater o uso de TIC para fins criminais e proteger os seus utilizadores; (ii) promover, facilitar e fortalecer a cooperação internacional na prevenção e combate de crimes perpetrados com recursos a TIC; (iii) fornecer medidas para aumentar a assistência técnica entre os países; (iv) capacitar as autoridades nacionais para prevenir e combater os crimes cibernéticos, em particular para o benefício dos países em desenvolvimento; e (v) fortalecer e promover a troca de informações, conhecimentos especializados, experiências e boas práticas.
A agenda de trabalho da presente sessão de elaboração da referida Convenção prevê, dentre vários pontos, a discussão do documento consolidado com base nas sessões anteriores, com destaque para os capítulos sobre disposições gerais, criminalização das ofensas praticadas com recursos em TIC,  e mediadas processuais e aplicação da lei.
Importa referir que, a participação de Moçambique na IV Sessão do Comité Ad Hoc para a elaboração da convenção internacional abrangente sobre o combate ao uso de TIC para fins criminais converge com os esforços que o Governo de Moçambique vem empreendendo com vista garantir que o país tenha um espaço Cibernético cada vez mais seguro, inclusivo e resiliente.
A presente sessão poderá ser acompanhada pelo público através do link https://www.unodc.org/unodc/en/cybercrime/ad_hoc_committee/ahc_fourth_session/main.html
Encontra se disponível na mesma página o documento consolidado da Convenção em discussão e outras informações sobre o evento.
Frisa-se que decorrerão as próximas sessões de trabalho conforme agendado pelo comité Ah Hoc que culminarão com aprovação da Convenção em negociação pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Comments are closed here.