Moçambique conta com serviços de resposta a Incidentes de segurança cibernética

Moçambique conta com serviços de resposta a Incidentes de segurança cibernética

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof. Doutor Daniel Daniel Nivagara, dirigiu há dias, na sala de conferências da Procuradoria Geral da República, em Maputo, a cerimónia do lançamento da Página Web e dos Serviços da CSIRT Nacional, num evento que juntou pouco mais de 100 participantes presenciais e  outras 150  através das plataformas digitais.

O evento contou com participação da Digníssima Vice-Procuradora Geral da República, Dra. Amabelia Chuquela, quadros Nacionais representando os sectores público e privado, representante das comunidades Académica e Científica e a nível Internacional, estiveram presentes os representantes  dos parceiros de cooperação como a Cyber Talents, Team Cymru, FIRTS, CSIR da África do Sul,  ESCCOM do Eswatini, dentre outros.

 A cerimónia tinha como objectivo lançar a pagina web e os serviços do CSIRT, uma plataforma que, para além de disponibilizar informações uteis sobre o sector das TIC relativamente a aspectos ligados a segurança cibernética e proteção de dados, vai ser um importante instrumento para reportar e responder a incidentes de segurança cibernéticos no país.

Vários momentos marcaram a presente cerimónia, a destacar o Memorando de Entendimento assinado entre o INTIC, IP e o CSIR da Africa do Sul e ESCCOM do Reino de Eswatini. Teve ainda lugar um Workshop sobre o CSIRT: Experiências e Oportunidades, sob moderação do Dr. Luís Canhemba, Administrador para o Pelouro Corporativo no INTIC, IP e contou com oradores nacionais e internacionais que partilharam suas experiências reactivamente a mecanismos de resposta a Incidentes de segurança cibernética.

Na ocasião o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior considerou que este acto é parte dos esforços empreendidos pelo Governo Moçambique no sentido de dar respostas mais proficiência à incidentes cibernéticos que tendem a aumentar, como consequência do crescente uso das TIC e da internet. “O Desenvolvimento do CSIRT Nacional é fundamental para estimular e consolidar o ecossistema de Internet Segura e resiliente em Moçambique, prestando serviços com excelência, de forma gratuita para toda sociedade, desde o cidadão, instituições públicas e privadas, para além de profissionais que actuam nas redes que utilizam endereços IP alocados em Moçambique, até aqueles que registam domínio. MZ, que são recursos administrados pelo INTIC, IP”, frisou.

Por sua vez o Presidente do Conselho de Administração do INTIC, IP, Prof. Doutor Eng. Lourino Chemane afirmou que esta cerimónia marca um passo muito importante para o aumento da capacidade de resposta a crimes protagonizados através do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no Geral e da Internet em particular, no nosso país. O PCA esclareceu ainda que esta unidade  tem como de detectar, analisar e responder pontualmente à ataques de Harckers, que são piratas electrónicos que roubam e fazem o uso indevido de dados e informações alheias, protagonizando chantagens, ameaças, dentre outros crimes.

Comments are closed here.