Moçambique Compartilha Experiências em Segurança Cibernética e Protecção de Dados em Marrocos

Moçambique Compartilha Experiências em Segurança Cibernética e Protecção de Dados em Marrocos

Moçambique através do Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC) IP, marca presença no Conclave de Segurança Cibernética em Marrocos, que decorre de 7 e 8 de Fevereiro em curso. O evento, que reúne representantes de diversos países, tem como objetivo discutir desafios críticos de cibersegurança, compartilhar melhores práticas e introduzir soluções inovadoras para fortalecer a segurança digital. O INTIC é representado no evento por Luís Canhemba, Administrador Executivo, e Sérgio Guivala, Chefe de Departamento Central de Segurança Cibernética.

Luís Canhemba, falando a partir de Marrocos, considera que a participação de Moçambique no conclave vai enriquecer a conscientização da sociedade sobre os desafios e práticas seguras na Internet, realçando que o convite de Marrocos para Moçambique participar do evento é um passo significativo para fortalecer a cooperação bilateral entre os dois países, visando a criação de um ambiente digital mais seguro.

“Este convite é ainda mais significativo devido ao destacado papel de Moçambique, tanto a nível africano quanto global, na elaboração de políticas, estratégias, leis e regulamentos destinados a promover a segurança cibernética. “Estamos aqui não apenas para absorver experiências, mas também para compartilhar nossos avanços em um contexto em que temos sido uma fonte de inspiração para diversas nações, não apenas na África, mas também em outros continentes, principalmente na regulação espaço cibernético, de Provedores Intermediários de Serviços Electrónicos e Operadores de Plataformas Digitai, entre outros aspectos, todos voltados para proteger os cidadãos no espaço online”, disse Chanhemba.

Num outro desenvolvimento Canhemba frisou que “a nossa participação neste conclave é vista também como uma oportunidade para fortalecer as relações com Marrocos, promover a troca de experiências e ampliar a cooperação em questões relacionadas à segurança cibernética”.

O Conclave de Segurança Cibernética em Marrocos reúne representantes de 20 países africanos, além dos Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos e outros convidados, totalizando 300 delegados. A abertura do evento contou com a presença dos Ministros de Defesa, Transição Digital e Ensino Superior e Tecnologias de Marrocos. Durante a cerimônia, o Director-Geral da Smart Africa, entidade organizadora do evento, enfatizou a necessidade de uma maior cooperação entre os países para desenvolver um quadro legal e soluções inovadoras que promovam a resiliência da segurança cibernética global.

Essa cooperação é vista como fundamental para impulsionar o desenvolvimento econômico dos países africanos e  não só.

Comments are closed here.