Moçambique capacita Formadores e Auditores de nível Internacional de Gestão de Incidentes de Segurança Cibernética

Moçambique capacita Formadores e Auditores de nível Internacional de Gestão de Incidentes de Segurança Cibernética

Terminou ontem, 03 de Março em Maputo o ciclo de formações de auditores e formadores de SIM3, organizado pelo Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC, IP) em parceria com a Open CSIRT Foundation (OCF) e a Cyber4Dev.

Esta acção que iniciou com o curso de Auditores, entre os dias 26 a 28 de Abril passado tendo terminado com a capacitação de Formadores entre os dias 02 e 03 de Maio em curso tinha como objectivo dotar os formandos em matérias do SIM3 de modo a elevar o nível de maturidade dos CSIRTs em Moçambique para dimensões internacionalmente aceites.

Os cursos foram ministrados por peritos da Open CSIRT Foundation e da Cyber4Dev, e são dirigidos para profissionais da área de segurança cibernética do sector público e privado, com conhecimento e experiência na gestão de incidentes cibernéticos.

Estas iniciativas fazem parte de acções que o Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC), IP vem levando a cabo para garantir aceitação internacional através da implementação de modelos para a operacionalização de CSIRTs Nacional e Sectoriais.

Importa referir que o SIM3 é o modelo de maturidade de Gestão de Incidentes de Segurança Cibernética desenvolvido pela Open CSIRT Foundation  com vista ao estabelecimento dos CSIRTs com níveis de maturidade aceitáveis e reconhecidos.

O Administrador do Pelouro Técnico Operacional, Eng. Constantino Sotomane, falando no âmbito do encerramento dos cursos, considerou que a Certificação de Auditores e Formadores de SIM3, permitirá a criação de capacidade e competência técnica de profissionais moçambicanos em matéria de auditoria de CSIRTs e vai possibilitar a adesão destes em redes internacionais.

Comments are closed here.