Moçambique beneficia de apoio do Conselho da Europa na área de Segurança Cibernética

Moçambique beneficia de apoio do Conselho da Europa na área de Segurança Cibernética

Moçambique foi seleccionado no dia 14 de Dezembro como um dos 20 países beneficiários do projecto GLACY-e, promovido pelo Conselho da Europa, numa sessão que ocorreu durante a conferência OCTOPUS, realizada em Bucareste, Romênia, de 13 a 15 de Dezembro. O projeto GLACY-e substitui o projeto GLACY +, que encerrou formalmente no dia 14 de Dezembro.

O apoio proporcionado pelo projecto GLACY-e abrange acções de capacitação e o desenvolvimento do quadro legal na área de Segurança Cibernética, crimes cibernéticos e protecção de dados. Representando o Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC), IP no evento estiveram o Presidente do Conselho de Administração, Prof. Doutor Eng. Lourino Chemane, e o Administrador para o Pelouro Técnico e Operacional, Eng. Constantino Sotomane.

Durante o evento, O PCA do INTIC interveio expressando gratidão pelo apoio contínuo que o país recebe do Conselho da Europa em termos de capacitação em segurança cibernética e assistência técnica no desenvolvimento da legislação. Chemane sublinhou que essas acções contribuem para implementação da Política e Estratégia Nacional de Segurança Cibernética aprovada pelo Governo de Moçambique pela resolução Nr.69/2021 de 31 de Dezembro.

Vale destacar que o apoio concedido pelo projecto GLACY-e a Moçambique é resultado da manifestação de interesse em aderir à Convenção de Budapeste, reflectindo os esforços visíveis do Governo de Moçambique na construção de um ecossistema robusto para combater os crimes cibernéticos.

Comments are closed here.