INTIC realiza primeiro workshop de avaliação de riscos de segurança cibernética

INTIC realiza primeiro workshop de avaliação de riscos de segurança cibernética

O Governo, através do Instituto Nacional de Tecnologias de informação e Comunicação, (INTIC), IP em parceria com o governo do Reino através do projecto “National Cyber Risk Assessment (NCRA)”, realizou, no dia 5 de Setembro de 2023, na cidade de Maputo, o Workshop de Avaliação Nacional de Riscos de Segurança Cibernética com o lema: Moçambique como uma nação com o espaço cibernético seguro e resiliente”. Trata-se do primeiro Workshop do género que buscou fortalecer a capacidade cibernética de defesa da soberania do país e identificar riscos e vulnerabilidades a ataques e incidentes cibernéticos.
Na cerimonia de abertura, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Daniel Nivagara, referiu que o ″Governo pretende fazer avaliação preliminar do risco de segurança cibernética para as Infra-estruturas Críticas Nacionais, identificar infra-estruturas e serviços essenciais nacionais e definir políticas e estratégias de protecção das Infra-estruturas Criticas de Informação (ICI)″.

Por sua vez, Lourino Chemane, Presidente do Conselho de Administração do INTIC, IP, destacou que, no ″contexto da Política Nacional de Segurança Cibernética e da Estratégia de sua Implementação, está em curso a criação de Equipas de Resposta a Incidentes de Segurança Cibernética a níveis nacional, sectorial, provincial, institucional e municipal e este workshop desempenhará um papel fundamental ao fornecer subsídios técnicos que acelerarão a constituição dessas equipes essenciais.

O Administrador para o pelouro Corporativo no INTIC, Luis Canhemba, durante o enceramento do evento enfatizou que a realização de acções concretas para identificar e mapear as Infra-estruturas Críticas (IC) no país, como telecomunicações, fibra óptica, água, electricidade, estradas e outros activos vitais, representa um passo fundamental em direcção à protecção efectiva desses recursos estratégicos. Ele enfatizou que, ″ao conhecer nossos pontos fracos, podemos tomar medidas proactivas para fortalecer nossa resiliência cibernética, garantindo que Moçambique esteja preparado para enfrentar os desafios cibernéticos que o presente e o futuro possam impor″.

Este evento marcou o início de acções concretas do Memorando de Entendimento assinado entre e INTIC, IP o Alto Comissariado do Reino Unido no âmbito da protecção de infra-estruturas criticas nacionais.

Comments are closed here.