<strong>INTIC partilha experiências para criação da Rede Nacional de Investigação e Educação da Guiné-Bissau</strong>

INTIC partilha experiências para criação da Rede Nacional de Investigação e Educação da Guiné-Bissau

Uma equipa encarregada de criar a Rede Nacional de Investigação e Educação da Guiné-Bissau realizou, no dia 26 de Abril de 2024, uma visita de trabalho ao Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC) para explorar a experiência de funcionamento da Rede de Instituições de Ensino Superior e de Investigação de Moçambique (MoRENet), uma plataforma nacional de partilha de recursos de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), na qual, instituições nacionais de ensino superior e de investigação têm acesso a ligações nacionais e internacionais de comunicação de dados de alta velocidade, permitindo o acesso e partilha de informação entre elas e com as suas congéneres internacionais.

O encontro dirigido pelo Prof. Doutor Eng. Lourino Chemane, encerre-se no contexto da promoção da cooperação entre os Estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Lourino Chemane compartilhou experiências de conceptualização e operacionalização da MORONET, como membro fundador, e também como membro do Conselho da Aliança UnbuNet e da Rede Regional de Investigação e Educação (RREN) dos países da África Austral e Oriental.

Chemane partilhou ainda boas práticas sobre a conceptualização e implementação de uma rede nacional de educação e pesquisa, com base em exercícios similares que estão em curso nos países que fazem parte da Aliança UnbuNet.

Para Chemane este tipo de interacção não só fortalece os laços entre os países da CPLP, mas também abre caminho para o desenvolvimento de uma infra-estrutura robusta de educação e pesquisa, alinhada com os padrões internacionais e as melhores práticas da região. O encontro aconteceu após Lourino Chemane participar de um Workshop realizado entre os dias 14 e 21 de Abril na Guiné-Bissau para a criação da rede Nacional de Investigação e Educação naquele país.

Comments are closed here.