INTIC participa da Cimeira da Revolução Cibernética em Maputo

INTIC participa da Cimeira da Revolução Cibernética em Maputo

O Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC), participa, de 28 e 29 de Fevereiro em curso, na Cimeira da Revolução Cibernética, no Gloria Hotel, em Maputo. Lourino Chemane, Presidente do Conselho de Administração do INTIC, foi um dos oradores do evento, abordando sobre o Quadro Legal e Regulamentar das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em Moçambique.

A cimeira, organizada pela Traicom, teve como objectivo central fomentar discussões acerca das inovações em segurança cibernética, privacidade e protecção de dados, gestão de riscos, segurança de redes e inteligência na detecção de ameaças. O evento reune cerca de 500 especialistas e profissionais do sector de TIC.

Na sua apresentação, Chemane destacou a crescente importância da segurança cibernética, especialmente em meio ao aumento dos crimes virtuais. Ele ressaltou diversos tipos de crimes cibernéticos, como desvio de fundos, fraudes, roubo de dados e difamação, enfatizando a necessidade de medidas regulatórias e estratégicas para enfrentar tais desafios.

O presidente do INTIC informou sobre os esforços em curso no país para fortalecer a segurança cibernética, incluindo a planificação de regulamentos relacionados ao comércio electrónico, operação de centros de dados e serviços de computação em nuvem, além do estabelecimento de Equipes de Resposta a Incidentes Cibernéticos (CSIRTs) centros de operações de segurança cibernética e sistemas de alerta como alguns dos mecanismos para minimizar os efeitos de ataques nos espaço virtual.

“Essas iniciativas reflectem os esforços do Governo e de várias organizações em Moçambique para enfrentar o aumento dos crimes cibernéticos, disse Chemane.

Comments are closed here.