INTIC lança actividades comemorativas do Mês de Internet Mais Segura

INTIC lança actividades comemorativas do Mês de Internet Mais Segura

O Presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação, INTIC, IP, Prof. Doutor, Eng. Lourino Chemane, dirige, amanhã, 7 de Fevereiro de 2023, pelas 08:00H, no Auditório da Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane, o lançamento das Actividades Comemorativas do Mês de Fevereiro, mês de Internet Mais Segura, sob o lema: “Internet Mais Segura: Protecção de Crianças e Jovens na Internet”.

Ainda neste contexto, o INTIC, IPvai realizar uma palestra e debate sob o tema acima mencionado, no período das 13 às 15 horas, na Escola Secundária da Zona Verde envolvendo professores, alunos, encarregados de educação, representante de telefonia móvel, dentre outros com o objectivo de consciencializara sociedade em geral, e as crianças e jovens em particular, sobre as boas práticas para a utilização segura e responsável da Internet.

O mês de Fevereiro e o dia 7 de Fevereiro foram internacionalmente adoptados como mês e o dia de Internet Mais Segura, respectivamente. Assim, esta data tornou-se marcante no calendário de Segurança Cibernética e é neste âmbito que o INTIC,IP tem programado workshops, palestras e debates  envolvendo vários actores com objectivo de consciencializar e promover o uso seguro da Internet e, estabelecer condições para a criação do Centro de Internet Segura em Moçambique.

Estão igualmente agendadas outras actividades para este mês, nomeadamente: curso para jornalistas e intervenientes do ecossistema de Segurança Cibernética; 1ª Edição da Escola de Governação da Internet em Moçambique, campanhas de consciencialização a cerca do uso seguro e responsável da Internet, dentre outras. Estas acções enquadram-se no âmbito da Política e Estratégia Nacional de Segurança Cibernética (PENSC), instrumento aprovado através da Resolução nº. 69/2021, de 31 de Dezembro, pelo Conselho de Ministros, que visa mitigar os efeitos dos ataques e incidentes cibernéticos no nosso país.

Importa lembrar que Moçambique, através duma delegação multissectorial dirigida pelo PCA do INTIC, IP, participou de 9 a 20 de Janeiro do ano em curso, em Viena, Áustria, na IV Sessão do Comitê Ad Hoc para Elaboração da Convenção Internacional Abrangente sobre o Combate do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação para Fins Criminosos.

Link de Inscrição Link

Baixe o cronograma do evento Cronograma do evento

Comments are closed here.