INTIC, IP participa da reflexão sobre “Gestão e Preservação de Documentos Rumo à Era Digital”

INTIC, IP participa da reflexão sobre “Gestão e Preservação de Documentos Rumo à Era Digital”

No âmbito das comemorações do dia 09 de Junho, Dia Internacional de Arquivos o Instituto Nacional de Tecnologias de Informação que Comunicação, INTIC, IP participou, hoje, 09 de Junho, no Conselho Nacional de Avaliação de Qualidade do Ensino Superior, em Maputo, da palestra subordinada ao lema: ” Gestão e Preservação de Documentos Rumo à Era Digital”, num evento organizado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior MCTES.
O evento é no âmbito das comemorações do Dia internacional do Arquivo e foi dirigido pela Secretária Permanente do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Enga. Nilsa Miquidade e contou com a participação de representantes de vários instituições como é o caso do Instituto Nacional de Governo Eletrónico (INAGE), Empresa Nacional de Parques de Ciência e Tecnologia (ENPCT-E. P), Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC), dentre outros intervenientes do ecossistema de TIC e de matérias documentais das instituições Públicas.
O INTIC, IP participo no evento na qualidade de Regulador do sector de TIC e se fez representar pelo Dr. Eugénio Macumbe Director da Divisão de Governação da Internet e pela Dra. Haidé Moiane, Secretária Executiva.
Importa referir que o dia 09 de Junho foi declarado Dia Internacional de Arquivos, pela Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquivos (ICA) em Novembro de 2007 em Québec, Canadá, por ter sido precisamente a 09 de Junho de 1948 que a UNESCO criou o Conselho Internacional de Arquivos (International Council on Archives – ICA), com o objectivo de proporcionar um momento de reflexão sobre a causa dos arquivos no mundo.
Como forma de comemorar esta efémera, as Instituições públicas de todo mundo realizam diversas atividades como workshops, visitas guiadas, lançamentos de publicações e campanhas de conscientização para destacar a relevância dos arquivos na preservação da memória colectiva e no acesso à informação histórica.
Em Moçambique, a data é celebrada a escala nacional desde 2012, por meio de palestras, debates, visitas aos arquivos, inauguração de empreendimentos destinados à gestão de documentos e arquivos do Estado, exposição de documentos arquivísticos, entre outras actividades.
É de destacar o papel do INTIC, IP para digitalização segura dos arquivos em Moçambique na medida em que a digitalização pode ser vista como um factor que acelere o processo de busca e recuperação da informação, não obstante os riscos que o processo pode representar para os suportes de informação.
A transição para o ambiente digital, cada vez mais notório, no mundo em geral e em Moçambique em particular, traz muitas vantagens, como a facilidade de busca de informação, a capacidade de armazenar grandes quantidades de informações em espaços reduzidos e a possibilidade de compartilhar documentos de forma rápida e eficiente, mas não se pode ignorar os desafios relativos a incidentes de segurança cibernética nas nossas abordagens, destacou.
Importa referir que, dentre várias medidas de protecção de arquivos digitais contra ataques cibernéticos destaca-se a actualização dos software e dos sistemas operacionais com as versões mais recentes, uso de ferramentas para monitorar o tráfego de rede e bloquear acessos não autorizados, uso de senhas complexas, backups regulares dos arquivos digitais, armazenamento de cópias de segurança em locais seguros, consciencialização e treinamento, tanto para usuários bem como para profissionais, sobre as boas práticas de segurança cibernética, estabelecimento de políticas de acesso aos arquivos digitais, fornecimento de permissões apenas aos usuários autorizados dentre outras medidas.
As comemorações do presente ano acontecem num período em que, por um lado decorre a 3ª Campanha Nacional de Avaliação e Organização de Documentos e Arquivos e por outro, a implementação da fase piloto do Sistema Nacional de Gestão Documental (e-SNGTD) na Administração Pública com o objectivo de impulsionar a preservação da memória institucional, o acesso célere à informação e a digitalização dos documentos e arquivos, o que torna a data num momento de reflexão sobre a Gestão e Preservação de Documentos Rumo à Era Digital.

Comments are closed here.