INTIC, IP capacita intervenientes do ecossistema de segurança cibernética da Província de Tete

INTIC, IP capacita intervenientes do ecossistema de segurança cibernética da Província de Tete

No âmbito da implementação da iniciativa da Criação da Rede Nacional de Equipas de Resposta a Incidentes de Segurança Cibernética (CSIRTs), o INTIC, IP em parceria com os Serviços Provinciais de Assuntos Sociais de Tete realiza, de 3 a 7 de Julho de ano em curso, na cidade de Tete, o curso sobre Fundamentos de CSIRT com o objectivo de transmitir os fundamentos das Equipas de Resposta a Incidentes de Segurança Cibernética, sua organização, serviços, operação e como medir e melhorar sua maturidade.
A cerimónia de abertura foi presidida pelo Director Provincial de Assuntos Sociais da Província de Tete, Lourenço Mesa Boene, e contou com cerca de 80 participantes, representando várias entidades, com destaque para instituições públicas e privadas, academias, sociedade civil e comunicação social.
Na ocasião, o Director Provincial de Assuntos Sociais da Província de Tete sublinhou que a segurança cibernética é um desafio complexo e em constante evolução e que nenhum actor isolado pode enfrentá-lo com sucesso. “O curso que estamos a lançar vai capacitar os profissionais de CSIRTs para lidarem com os desafios específicos associados à coordenação com os intervenientes no ecossistema de Segurança Cibernética. Diante dos incidentes cibernéticos cada vez mais concorrentes no mundo, precisamos trabalhar todos em conjunto, compartilhando informações e recursos para garantir a protecção dos nossos sistemas e infraestruturas críticas e dos nossos cidadãos.”, disse.


Com vista a fortalecer o relacionamento dos CSIRTs com os intervenientes públicos do ecossistema de segurança cibernética o curso vai, igualmente, abordar a importância da colaboração e da troca de informações entre as Equipas de Resposta a Incidentes e os actores públicos envolvidos na segurança cibernética.
Com esta acção pretende-se capacitar profissionais de CSIRTs na Província de Tete para lidar com os desafios específicos associados à coordenação com os intervenientes públicos. Durante a formação, os participantes terão oportunidade de discutir sobre relacionamento entre vários actores do ecossistema de Segurança Cibernética, compreender o papel de cada parte interessada.
O programa do curso inclui uma combinação de palestras, estudos de caso e exercícios práticos para fornecer uma experiência de aprendizado abrangente. Os tópicos abordados incluem estrutura e função dos CSIRTs, visão geral dos CSIRTs, seu papel na segurança cibernética e suas responsabilidades.
Na sua intervenção no acto de lançamento do curso, o Director da Divisão de Segurança Cibernética e Proteção de Dados no INTIC, IP Eng. Eugénio Jeremias, disse que o curso é uma oportunidade valiosa para profissionais de CSIRTs aprimorarem suas habilidades e conhecimentos em colaboração com intervenientes públicos no ecossistema de segurança cibernética.
“A segurança cibernética é um desafio global que exige uma abordagem colaborativa, e este curso visa fortalecer a capacidade dos CSIRTs de trabalhar em conjunto com intervenientes públicos para proteger melhor os sistemas e as infra-estruturas críticas contra ameaças cibernéticas”.
O Curso Sobre Fundamentos de CSIRTs enquadra-se no Plano de Actividades programadas para 2023 e na materialização da Política e Plano Estratégico da Sociedade de Informação, da Lei de Transacções Electrónicas, da Política e Estratégia Nacional de Segurança Cibernética e do Regulamento do Sistema de Certificação Digital de Moçambique.


Esta acção conta com apoio do Banco Mundial e colaboração técnica da Cyber Resilience for Development (Cyber4Dev), um projecto da União Europeia concebido para promover a segurança e resiliência cibernética para a protecção do sector público.
Importa referir que esta formação vai culminar com o Fórum de Governação da Internet da Província de Tete (FPGIT) sob o lema: “Por uma Internet Acessível, inclusiva, Segura e Resiliente” com o objectivo de promover o debate e auscultação pública sobre as linhas orientadoras de gestão e desenvolvimento da Internet em Moçambique, fomentado o estabelecimento de consenso e visão comum em matérias de Políticas e Estratégias de Governação da Internet, Governação Digital, Transformação Digital, Segurança Cibernética, Quadro Legal da Segurança Cibernética, e de Segurança na Internet em particular, baseados em princípios democráticos e universais.

Comments are closed here.