INTIC e Imprensa Nacional de Moçambique discutem implementação de certificação digital

INTIC e Imprensa Nacional de Moçambique discutem implementação de certificação digital

O Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC) e a Imprensa Nacional de Moçambique se reuniram ontem, 15 de Fevereiro de 2024, para avaliar a viabilidade da implementação do Sistema de Certificação Digital na instituição.

A reunião foi motivada pelo interesse expresso pela Direcção da Imprensa Nacional de Moçambique, preocupada com a segurança na circulação de documentos oficiais, como o Boletim da República, diante do crescente número de falsificações.

A delegação da Imprensa Nacional de Moçambique foi liderada pelo Administrador de Produção, Sala Pernica, enquanto o INTIC foi representado pelo seu Presidente do Conselho de Administração, Lourino Chemane. Durante o encontro, foi realizada uma demonstração do processo de assinatura digital, conduzida por Laisse Mucavele, Director da Divisão de Licenciamento e Certificação do INTIC.

Ao final da reunião, ambas as partes concordaram em iniciar um programa de treinamento para os técnicos da Imprensa Nacional de Moçambique. Pernica destacou a intenção da sua instituição em implementar o Sistema de Certificação Digital até Abril deste ano.

O sistema de certificação digital tem como objectivo facilitar operações virtuais, garantir a segurança e agilidade nos documentos, contribuindo para combater a circulação de documentos falsificados no espaço digital. Além disso, a certificação digital confere aos documentos digitais a mesma validade jurídica da assinatura convencional.

Assim, a Imprensa Nacional de Moçambique busca garantir a circulação segura e confiável do Boletim da República e outros documentos oficiais digitais, fortalecendo a credibilidade e segurança desses processos.

Comments are closed here.