Intervenientes do Ecossistema Cibernético participam do curso sobre Fundamentos de CSIRT na Província de Tete

Intervenientes do Ecossistema Cibernético participam do curso sobre Fundamentos de CSIRT na Província de Tete

No âmbito da Estratégia da Reforma e Desenvolvimento da Administração Pública (ERDAP: 2012-2025) cujo objectivo é melhorar a qualidade de serviços da Administração Pública, o Governo aprovou a Política e Estratégia Nacional de Segurança Cibernética (PENSC), através da Resolução nº. 69/2021, de 31 de Dezembro, do Conselho de Ministros, que visa mitigar os efeitos dos ataques e incidentes cibernéticos no nosso país.

É neste sentido que o Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC) IP em coordenação com Serviço Provincial de Assuntos Sociais de Tete e em parceria com o Projecto Cyber4Dev da União Europeia e Banco Mundial através do Projecto de Aceleração Digital de Moçambique (PADIM) ministra, de 5 a 6 de Julho corrente, o curso sobre Fundamentos de CSIRT baseado no curso TRANSITS I, com o objectivo de compreender os fundamentos das Equipes de Resposta a Incidentes de Segurança Cibernética, sua organização, serviços, operação e como medir e melhorar sua maturidade.

A TRANSITS oferece treinamento para membros da Equipe de Resposta a Incidentes e Segurança de Computadores (CSIRT), bem como para indivíduos com interesse genuíno em estabelecer uma CSIRT. O curso TRANSITS I destina-se a novos ou potenciais funcionários do CSIRT que que necessitam de compreensão sólida dos principais aspectos do trabalho em uma equipe de tratamento e resposta a incidentes, oferecendo experiência nas áreas operacional, organizacional, jurídica e técnica.

Esta formação visa introduzir a organização, incluindo os serviços a serem disponibilizados, operação e questões legais pertinentes, assim como medir e elevar o nível de maturidade de Equipas de Resposta a Incidentes de Segurança Cibernética, e participam cerca de 35 representantes de diferentes entidades governamentais e privadas, académicas, sociedade civil e quadros de Serviços Províncias de Assuntos Sociais da Província Tete.

As primeiras horas do treinamento foram dedicadas a um levantamento de alto nível da necessidade de gestão de incidentes de Segurança bem organizada em escala nacional, sectorial e organizacional, o que deverá conduzir a um panorama CSIRT sectorial bem estruturado.

Organizados em pequenos grupos, os formandos discutiram sobre os mecanismos de gestão e de protecção de informação bem como de infraestruturas e suportes de infrmacao.

O INTIC, IP acredita que a realização do curso sobreFundamentos de CSIRTs, contribuirá para capacitar e sensibilizar quadros em matéria de segurança cibernética com base num programa de capacitação que parte do nível básico para o avançado, incluindo matérias de gestão, técnico-operacional e legal na criação de CSIRT Nacional e CSIRTs sectoriais que possam servir a todas as entidades a estabelecer comunicações directas com outros CSIRT nacionais ou entidades congéneres a nível internacional, mantendo o CSIRT de coordenação a par das actividades e dos acordos bilaterais ou multilaterais.

Comments are closed here.