Indústria Digital na dinâmica da economia: desafios e impacto no uso das startups fintech em Moçambique

Indústria Digital na dinâmica da economia: desafios e impacto no uso das startups fintech em Moçambique

No decurso do Fórum de Governação da Internet em Moçambique 2022, na cidade de Maputo, os coautores Henriques M. Marcelino, PhD EEI em Cibersegurança e Ivo Penicela Maia, Mestre em Informática, apresentaram um estudo sobre Indústria Digital na dinâmica da economia: desafios e impacto no uso das startups fintech  em Moçambique.

Trata se de um estudo que tem como objectivo apresentar os desafios dos startups fintech relacionado a mecanismos regulatórios, a fraca infraestrutura digital, a falta de literacia digital, dificuldades ao investimento em infraestruturas digitais e a questão de cibersegurança.

No estudo, os coautores mostram os resultados encontrados na pesquisa sobre os desafios e impacto no uso das tecnologias digitais nos serviços financeiros em Moçambique bem como a importância desta indústria financeira para a promoção do mercado dos negócios e da dinamização da economia; Das conclusões encontradas, eles sublinham que as fintechs mudaram as vidas das pessoas; reduziram a inquietação aos serviços bancários e alavancaram o poder de compra, o acesso ou distribuição dos produtos em diversas áreas e zonas no País. Acrescentam ainda que as Fintechs trouxeram soluções para absorver nichos de mercados renegados pelos bancos tradicionais.

Comments are closed here.