Google Chrome finalmente recebe a funcionalidade tão esperada pelos utilizadores

Google Chrome finalmente recebe a funcionalidade tão esperada pelos utilizadores

O navegador web Google Chrome, que domina mais de 65% do mercado, adicionou uma nova funcionalidade que há muito era solicitada pelos seus utilizadores. Conhecido pela sua interface rápida, segura e intuitiva, o Chrome agora oferece uma maneira mais fácil de lidar com as notificações que podem se tornar irritantes e excessivas.

As notificações, embora úteis para manter os utilizadores informados, muitas vezes inundam a tela, tornando-se uma fonte de distração. Para resolver esse problema, o Chrome para Android está introduzindo uma solução inovadora: a capacidade de cancelar a subscrição das notificações com um simples toque.

A Google, citada pelo 9To5Google, explicou que simplificou este fluxo substituindo o botão [Definições do site] por um botão [Anular subscrição] que revoga a permissão do site em questão com um toque e, em vez disso, oferece uma acção [Anular] na notificação de confirmação apresentada posteriormente, para o caso de a anulação da subscrição ter sido acidental.

Além disso, para evitar cancelamentos acidentais, o Google planeia implementar uma opção de “desfazer”, que aparecerá temporariamente na sombra de notificação. Esta ferramenta proporcionará uma experiência mais fluida e intuitiva aos utilizadores do Chrome, oferecendo maior controle sobre as notificações que recebem.

Importa referir que os utilizadores tem enfrentado uma série de riscos ao aceitar notificações e anúncios enquanto navegam na web. A constante interrupção causada por notificações pode prejudicar a produtividade e a concentração dos utilizadores, enquanto alguns anúncios podem recolher dados pessoais sem consentimento, comprometendo a privacidade e a segurança dos utilizadores.

Além disso, notificações e anúncios não filtrados podem expor os utilizadores a malware, phishing e conteúdo inadequado, aumentando o risco de roubo de informações pessoais ou financeiras, bem como a exposição a spam, pornografia ou violência. Para mitigar esses riscos, os utilizadores são encorajados a serem selectivos ao aceitar notificações e anúncios, optando por fontes confiáveis e mantendo o software de segurança actualizado em seus dispositivos. É crucial também estar atento aos pedidos de permissão e revogar permissões de notificação e anúncios em sites suspeitos ou não confiáveis. Assim, com esta nova funcionalidade, os utilizadores podem cancelar a assinatura das notificações de um site diretamente a partir da notificação push, graças a um botão “anular subscrição”. Esta mudança simplifica o processo, tornando mais fácil para os utilizadores controlarem as notificações indesejadas.

Comments are closed here.