<strong>Em sede do 2º Conselho Consultivo:  INTIC Avalia Desempenho e Define Rumos para 2024</strong>

Em sede do 2º Conselho Consultivo:  INTIC Avalia Desempenho e Define Rumos para 2024

Decorreu hoje, 28 de Dezembro de 2023, na Sala de Conselhos do Ministério de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o 2º Conselho Consultivo do Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação, (INTIC) IP. A Cerimônia de Abertura, presidida por pelo Presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Tecnologia de Informação e Comunicação (INTIC), Prof. Doutor Eng. Lourino Chemane, reuniu membros do Conselho de Administração, membros do Conselho Técnico, convidados e Órgãos de Comunicação Social.

O evento tinha como objectivo principal avaliar o desempenho geral do INTIC no contexto da implementação do plano de actividades de 2023, a luz dos instrumentos de governação, o quadro legal e regulamentar do sector das TIC, e considerando as decisões do I Conselho Consultivo para além de projectar as linhas de intervenção para o ano de 2024.

O Prof. Doutor Eng. Lourino Chemane, Presidente do Conselho de Administração do INTIC, durante a sessão de abertura do evento destacou a importância do evento na avaliação e orientação estratégica da instituição. “A presente sessão do Conselho Consultivo reforça o compromisso do INTIC em manter uma instituição sustentável, segura e resiliente, desempenhando um papel crucial no desenvolvimento e avanço do sector de Tecnologia de Informação e Comunicação em Moçambique. O evento destaca-se como uma plataforma estratégica para o diálogo e a definição de diretrizes que impulsionarão o INTIC no próximo ano”, disse Chemane.

Chemane explicou que de acordo com o Decreto no. 90/2020, de 09 de Outubro, o Conselho Consultivo é o órgão de consulta do INTIC, IP através do qual faz a planificação, coordenação e controlo das actividades das unidades orgânicas centrais e locais da instituição, concernente a:  apreciação conjunta de objectivos e metas a alcançar em cada ano e ou ciclo programático; balanço da realização dos programas anuais ou periódicos e da execução orçamental; aplicação uniforme, a nível central e local, das estratégias, metodologias e técnicas para a melhor realização da missão e programas da instituição;  disseminação e generalização das boas práticas e sucessos alcançadas na instituição e no sector em geral. 

O Conselho Consultivo é um órgão  dirigido pelo PCA e é composto por membros do Conselho de Administração, membros do Conselho Técnico, e é alargada a participação a Chefes de Departamento Central das Divisões e aosChefes de Repartição dos Departamentos Autónomos. 

Durante a sessão, Nilza Miquidade, Secretarias Permanente do Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, passou da sala de reuniões para saudar aos participantes e enalteceu o papel do INTIC na promoção de uso de TIC para o processo de desenvolvimento do país.

Comments are closed here.