Dia da Internet Mais Segura: Google promove o bem-estar digital para os mais novos

Dia da Internet Mais Segura: Google promove o bem-estar digital para os mais novos

No âmbito do Dia da Internet Mais Segura a Google está intensificando seus esforços para promover relacionamentos saudáveis e equilibrados com a tecnologia entre as crianças e suas famílias. Com o aumento da presença online de jovens e o avanço da Inteligência Artificial, surgem questões cruciais sobre como garantir um ambiente digital seguro e saudável para os mais novos.

De acordo com a Google, as buscas relacionadas à saúde mental de adolescentes mais que dobraram desde 2019, atingindo um pico no ano passado. Em 2023, o interesse global por termos como “controlo parental”, “tempo de ecrã” e “IA para crianças” alcançou níveis sem precedentes.

Em resposta a essas preocupações, a Google está lançando novos compromissos, ferramentas e melhorias em produtos para auxiliar as famílias nesse desafio. Uma das iniciativas chave é o Family Link, que oferece aos pais configurações e ferramentas fáceis de usar para compreender e gerenciar o tempo online das crianças, estabelecer limites de uso, orientar sobre conteúdos apropriados para a idade e gerir permissões de aplicativos.

Além disso, a Google está simplificando a gestão das contas familiares, permitindo que os pais encontrem e atualizem o Family Link com mais facilidade, bem como compartilhem senhas com segurança entre os membros da família. Também está facilitando o controle das configurações de Pesquisa Segura, tornando-as directamente acessíveis nos resultados de pesquisa relevantes.

No YouTube, a empresa está investindo no bem-estar digital dos adolescentes, introduzindo recursos como lembretes para pausas e para dormir, além de limitar recomendações de conteúdo potencialmente problemático. A plataforma também está apoiando um novo relatório da Organização Mundial de Saúde e do British Medical Journal, que destaca princípios para conteúdo de saúde mental apropriado para adolescentes.

Essas medidas refletem o compromisso contínuo da Google em promover um ambiente online seguro e saudável para as gerações futuras, capacitando pais,  e jovens a navegarem na era digital com responsabilidade e consciência.

Comments are closed here.