Deputados da AR efectuam visita de trabalho ao INTIC, IP

Deputados da AR efectuam visita de trabalho ao INTIC, IP

Deputados da 3ª Comissão da Assembleia da República, Comissão dos Assuntos Sociais, do Género, Tecnologias e Comunicação Social, efetuou na manhã de hoje, 02 de Maio, uma visita de trabalho ao Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação, INTIC, IP, no âmbito do cumprimento das suas actividades programadas para o presente ano de 2023.
A visita que tinha como objectivo inteirar-se sobre os progressos, desafios, constrangimentos que se colocam ao INTIC, IP e as perspetivas, no quadro da implementação do Programa Quinquenal do Governo (PQG) 2020-2024, foi liderada pela Deputada Lúcia Pedro Mafuiane, Presidente da 3ª Comissão e, é do exercício das competências de fiscalização e supervisão parlamentar, bem como da monitoria e de prestação de contas.


No inicio do encontro, o Presidente do Conselho de Administração do INTIC, IP, Prof. Doutor e Eng. Lourino Chemane, apresentou aos deputados os instrumentos que orientam as acções do INTIC, IP, destacando o Plano de Actividades para o ano de 2023 e o Relatório de Actividades referente ao ano 2022.
Por outro lado, explicou aos deputados da AR as acções em curso na instituição visando o estabelecimento da digitalização sustentável do país, onde a prioridade é a capacitação de técnicos do INTIC, IP e de outras entidades públicas e privadas, com ajuda de parceiros de cooperação e dos esforços do Governo de Moçambique.


No encontro os deputados afirmaram estarem satisfeitos pelo trabalho desenvolvido na instituição e desafiaram o INTIC, IP a trazer mais soluções em torno dos crimes de violação da privacidade, necessidade de emponderamento tecnológico da mulher, inclusão digital, acesso a Internet, aumento dos níveis de literacia digital da sociedade, entre outros.
A Presidente da 3ª Comissão da Assembleia da República, convidou ainda a direcção do INTIC, IP, a reflectir sobre a aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no auxilio ao combate contra roubos de fundos públicos. “As TIC podem contribuir para combater a corrupção por exemplo”. Concluiu a Presidente Lúcia Mafuiane, que afirmou estarem abertos a qualquer iniciativa institucional que requeira a intervenção da instituição que representa.

Comments are closed here.