DEBATE SOBRE SEGURANÇA CIBERNÉTICA REÚNE CERCA DE 200 FORMANDOS

DEBATE SOBRE SEGURANÇA CIBERNÉTICA REÚNE CERCA DE 200 FORMANDOS

Cerca de 200 estudantes, incluindo alguns professores do Centro de Formação de professores da cidade de Lichinga, na Província do Niassa participaram da palestra de consciencialização sobre segurança cibernética.

A palestra, ministrada pelo Director da   Divisão de Segurança Cibernética no Instituto Nacional de Tecnologia de Informação e Comunicação (INTIC) Eugénio Jeremias, tinha  como objectivo consciencializar a comunidade escolar sobre os riscos associados ao uso do espaço cibernético, temas bastantes debatidos nos dias actuais tornou-se de grande valia devido às ameaças a que todos nos sujeitamos, sobretudo a comunidade escolar, visto que os estudantes têm recorrido a estes meios tecnológicos para dinamizarem o  processo de ensino e aprendizagem.

 A maior parte dos participantes são professores que serão graduados brevemente e  que entrarão em contacto com alunos, espera-se por meio deles a replicação da informação nas escolas e na sociedade. Disse o formador Isidro Manuel.

Ainda acrescentou o formador, que reconhece a Internet como meio mais rápido e prático para auxiliar os estudantes e professores, devido a escassez e défice de material físico na biblioteca e a sensibilização para o bom uso das plataformas tem sido de grande importância, pois os nossos alunos estão inseridos no uso da tecnologia.

Cazembe Marcelino, formando do ultimo do curso 12+1ano, garantiu que difundirá a informação para proteger sua família e amigos e depois da sensibilização evita a exposição e divulgação de informações pessoais na internet.

 “Estou em condições de transmitir o que aprendi a outros colegas e amigos, estou agora ciente que a minha forma de lidar com a internet deve ser melhorada. Quero também aproveitar o conhecimento assimilado para adoptar boas práticas e replicar a informação de forma a ajudar colegas que não tiveram esta oportunidade”. Disse a formanda da 12+1, também do último ano do curso de formação de professores, Ester Manuel Júnior

Estas acções ocorrem no âmbito das actividades de sensibilização sobre segurança cibernética, desenvolvidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, por meio do Instituto Nacional de Tecnologia de Informação e Comunicação (INTIC) para melhor preparar os estudantes a se precaverem das eminentes ameaças cibernéticas.

São também actividades desenvolvidas desde Outubro, mês de consciencialização em segurança cibernética, em que instituições públicas e privadas, a sociedade civil e cidadãos são instados a conhecerem melhor os aspectos inerentes a prevenção de incidentes computacionais e a segurança de dados para que contribuam para o ambiente cibernético, seguro, inclusivo e resiliente para todos.

Comments are closed here.