Criada plataforma para análise das medidas de segurança cibernética em Moçambique

Criada plataforma para análise das medidas de segurança cibernética em Moçambique

Decorreu no dia 6 de Novembro, em curso, no Hotel Radson em Maputo, a Primeira Reunião Nacional das Equipas de Resposta de Incidentes de Segurança Cibernética, denominada Reunião Nacional de CSIRTs. O evento reuniu profissionais e especialistas em segurança cibernética de vários pontos do país, com o objectivo de criar uma plataforma para a discussão aberta e análise do grau de implementação e melhoria das medidas de segurança cibernética em Moçambique.

A Reunião Nacional de CSIRTs é um evento que passa a ser anual e visa promover a colaboração e cooperação entre as equipes de resposta á incidentes de diferentes sectores, compartilhar conhecimento, desenvolver relacionamentos, criar uma cadeia de confiança e fortalecer a segurança e resiliência no espaço cibernético de Moçambique.

O evento foi organizado com o apoio de parceiros de cooperação do Governo de Moçambique para estas matérias, com destaque para o Secretariado da SADC, a AfricaCERT e o Instituto de Engenharia de Software (SEI) da Universidade de Carnegie Mellon dos EUA.

A cerimônia de abertura foi presidida pela Secretária Permanente do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Eng. Nilza Miquidade, em representação do Ministro de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof. Doutor Daniel Daniel Nivagarra.

Durante o discurso de abertura, Nilza Miquidade destacou a importância do evento para a segurança cibernética do país e a necessidade de fortalecer as capacidades das equipes de resposta a incidentes. “As Equipas de Resposta de Incidentes de Segurança Cibernética (CSIRTs) desempenham um papel crucial na protecção contra ameaças cibernéticas, incluindo ataques, violações de dados e malwares. Assim, esta reunião servirá como um fórum essencial para compartilhar experiências, melhores práticas e estratégias de resposta a incidentes cibernéticos”, considerou Miquidade.

Por seu Turno, o Presidente do Conselho de Administração destacou a relevância do evento no contexto do desenvolvimento e aprimoramento da cibersegurança em Moçambique. Ele considerou que esta reunião representou um marco significativo no fortalecimento da capacidade de resposta a incidentes cibernéticos em todo o país. “É crucial reconhecer que a segurança cibernética é uma questão de extrema importância em nosso mundo digitalizado, e Moçambique não está imune a ameaças cibernéticas.

Este evento marca um passo significativo na promoção da segurança cibernética em Moçambique e na construção de uma base sólida de cooperação entre as equipes de resposta a incidentes, com o objetivo de fortalecer a resiliência do país no espaço cibernético. A Primeira Reunião Nacional de CSIRTs é um marco importante no esforço contínuo de Moçambique para combater as crescentes ameaças cibernéticas e proteger os ativos digitais do país.

Comments are closed here.