Comité Gestor do Sistema de Certificação Digital de Moçambique acelera Digitalização do país

Comité Gestor do Sistema de Certificação Digital de Moçambique acelera Digitalização do país

Teve lugar no dia 05 de Maio do corrente ano, no Gabinete de S.Excia o Primeiro Ministro, a Primeira Sessão do Comité Gestor do Sistema de Certificação Digital de Moçambique (SCDM), cujo objectivo principal era avaliar o ponto de situação da operacionalização do Sistema de Certificação Digital no país e a aprovação de parte de instrumentos que vão orientar o Sistema de Certificação Digital de Moçambique.

Este comité, dentre outras actividades, vai monitorar Infra-estruturas de Chave Pública de Moçambique, realizar a gestão das cerimónias de criação de Autoridade Certificadora (AC-raiz) de Moçambique, auditar o processo da criação de AC-Raiz de Moçambique e administrar o Sistema de Certificação Digital de Moçambique.

Vale recordar que o Governo aprovou o Regulamento do Sistema de Certificação Digital de Moçambique através do Decreto nº 59/2019 de 3 de Julho, cuja implementação vai incrementar o nível de segurança nas transacções electrónicas entre a administração pública, as empresas, e ao cidadão, promovendo deste modo o aumento da qualidade e confiança dos serviços prestados com recursos a Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

A primeira sessão deste órgão foi dirigido por S.Excia Primeiro-Ministro, Dr. Adriano Maleiane na qualidade do Presidente do Comité e de S.Excia o Ministro de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof. Doutor Daniel Nivagara na qualidade de Vice Presidente. O INTIC, IP esteve representado, ao nível mais alto, pelo Prof. Doutor Eng. Lourino Chemane, Presidente do Conselho de Administração e do Eng. Laisse Mucavele, Director da Divisão de Licenciamento e Certificação.

O encontro culminou com a aprovação da Declaração das Práticas de Certificação Digital, a Constituição do Comité Técnico e os requisitos necessários para as entidades integrarem o SCDM.  Com estes instrumentos espera se que o Sistema de Certificação Digital de Moçambique venha contribuir para um ambiente seguro de transacções electrónicas no país, reduzindo fraudes e evasões fiscais, contribuindo desta forma para maior arrecadação de receitas para os cofres do Estado.  

Comments are closed here.