Celebram-se 35 anos da criação da WWW

Celebram-se 35 anos da criação da WWW

Celebrou-se ontem 13 de Março de 2024, o 35º aniversário da World Wide Web (WWW), uma inovação que transformou fundamentalmente a maneira como interagimos e compartilhamos informações globalmente. Desde sua criação por Sir Tim Berners-Lee em 1989, a Web tem sido um catalisador de avanços significativos em várias áreas, incluindo educação, comércio, ciência e cultura.
No entanto, Berners-Lee alertou para algumas desvantagens emergentes. Ele destacou o impacto dos feeds de redes sociais alimentados por algoritmos de inteligência artificial, que podem criar sentimentos negativos entre os usuários. Além disso, a facilidade de produção de conteúdo nas redes sociais e a criação de novos websites levaram a perda de controle sobre nossos próprios dados.
Apesar desses desafios, Berners-Lee compartilhou previsões optimistas para o futuro da Web, incluindo uma transformação na interacção com a inteligência artificial e um maior controle dos usuários sobre seus próprios dados. A medida que se celebra esta data, também se reconhecem os desafios relativos ao acesso equitativo a Web e a protecção da privacidade.

Comments are closed here.