Avaliação positiva marca o fim da formação sobre Fundamentos de CSIRT na Província de Tete

Avaliação positiva marca o fim da formação sobre Fundamentos de CSIRT na Província de Tete

Termina hoje, 6 de Julho do ano em curso, a formação sobre Fundamentos de CSIRT na Província de Tete, realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação, (INTIC) IP em parceria com Serviços Províncias de Accão Social de Tete e ministrado por especialistas em segurança cibernética do Projecto Cyber4Dev da União Europeia, cujo objectivo era de capacitar profissionais locais na área de resposta a incidentes de segurança cibernética.
Ao capacitar profissionais locais, o curso visava aumentar a consciencialização sobre a importância da segurança cibernética e promover a criação de uma comunidade preparada para lidar com incidentes de segurança. No final do curso, os participantes mostraram-se preparados para aplicar seus conhecimentos e habilidades adquiridos por forma a promover a protecção da infra-estruturas digitais da Província de Tete.
O curso abrangeu uma ampla gama de tópicos, incluindo a compreensão dos princípios básicos de segurança cibernética, a identificação de ameaças e vulnerabilidades, a configuração de um CSIRT eficiente, a elaboração de políticas e procedimentos de resposta a incidentes, a realização de investigações forenses e a coordenação de respostas em tempo real.
Para Osvaldo Chimbango, representante do Instituto Nacional de Estatística (INE) – Delegação de Tete, considera que o curso será adaptado para atender às necessidades específicas do INE-Tete, atendendo sua infra-estrutura de TI, políticas e requisitos regulatórios. “Temos como aplicar directamente o conhecimento adquirido para melhorar a postura de segurança cibernética do INE-Tete e garantir a protecção adequada dos dados e informações confidenciais”, disse.
Rita Chico, técnica de TIC na Universidade Católica de Moçambique, considera que o curso sobre Fundamentos de CSIRT desempenha um papel crucial para fortalecer activos digitais, garantindo a conformidade regulatória e promovendo uma cultura de segurança. “O curso preparou-nos para a cooperação e coordenação com outras equipes de resposta a incidentes, promovendo o intercâmbio de informações e melhores práticas. Isso fortalece a capacidade de resposta conjunta a incidentes de segurança cibernética e contribui para um ambiente digital mais seguro em âmbito académico,” disse.


Para Elias Américo, funcionário dos Serviços Províncias de Accão Social de Tete, entende que este curso é bastante importante uma vez que a instituição que representa lida com uma vasta quantidade de informações confidenciais e sensíveis. “Um CSIRT bem treinado é fundamental para garantir a protecção adequada desses dados contra ameaças cibernéticas, como vazamentos de informações, acesso não autorizado e violações de privacidade”, disse.
Em jeito de enceramento do curso, o Administrador para o Pelouro Técnico Operacional no INTIC,IP, Eng. Constantino Sotomane, que na ocasião falava em representação do Presidente do Conselho de Administração do INTIC IP, disse que este curso foi apenas o primeiro passo em busca por conhecimentos contínuos, tendo enaltecido o empenho e a dedicação dos formandos e formadores durante as discussões e exercícios realizados. “Encorajo a todos a continuar a explorar e aprofundar seus conhecimentos, aplicando-os em suas carreiras. A segurança das informações e a protecção contra ameaças cibernéticas são desafios constantes, e cada um de nós tem um papel vital a desempenhar nessa missão”, afirmou.

Comments are closed here.