Aprovada candidatura de Moçambique a membro do FIRST

Aprovada candidatura de Moçambique a membro do FIRST

O Forum of Incident Response and Security Teams (FIRST), designação em inglês que significa, Fórum de Resposta a Incidentes e Equipes de Segurança, principal organização e líder global em resposta a incidentes cibernéticos aprovou recentemente a candidatura de Moçambique a membro desta organização, submetida pela Equipe Nacional de Resposta a Incidentes Cibernéticos (nCSIRT.Mz).

O nCSIRT.Mz, submeteu a sua candidatura para fazer parte da comunidade FIRST visando promover a cooperação e coordenação na prevenção de incidentes, estimular uma reação rápida aos incidentes e promover a partilha de informações entre os membros e a comunidade em geral.

A FIRST mantém e reúne uma variedade de equipes de resposta a incidentes de segurança de computadores de nível governamental, comercial e educacional, permitindo assim que as equipes de resposta a incidentes respondam com mais eficiência aos incidentes de segurança de forma reactiva ou proactiva.

Por outro lado, a associação FIRST reconhece a necessidade de integrar equipes de segurança cibernética em países ou regiões não representados na comunidade global de resposta a incidentes, tendo para tal criado o programa FIRST Fellowship, que oferece, anualmente, até duas equipes desses países, a possibilidade de participar da comunidade FIRST.

Com a filiação do nCSIRT.MZ ao FIRST, esta passará a beneficiar de várias acções de formação e suporte técnico no combate aos crimes cibernéticos em Moçambique e no contexto das nações.

Importa referir que o nCSIRT foi estabelecido a luz da Lei das Transações Eletrônicas e da Política e Estratégia Nacional de Segurança Cibernética.

Comments are closed here.