África Oriental e Austral-Cientista moçambicano nas Redes Nacionais de Educação e Pesquisa

África Oriental e Austral-Cientista moçambicano nas Redes Nacionais de Educação e Pesquisa

O Prof. Doutor Eng. Lourino Chemane, actualmente PCA do INTIC, acaba de ser eleito membro Conselho das Redes Nacionais de Educação e Pesquisa da Africa Oriental e Austral, chamado UbuntuNet Aliliance, com sede em Lilongwe.

Trata-se de uma organização que tem como objectivo facilitar o acesso das comunidades aos recursos de educação e pesquisa a nível local e global, à qual está integrada a rede nacional de educação e pesquisa do nosso país, a MorRENet, órgão de que o eleito foi gestor até há pouco tempo, com mais de uma centena de instituições, entre públicas e privadas.

De realçar que é a segunda vez que Moçambique consegue ascender ao corpo directivo daquela, de que já foi também membro o antigo PCA do INCM, o Prof. Doutor Eng. Américo Muchanga.

Em termos de benefícios, a participação de Moçambique naquela organização contribui para empoderar a integração das instituições do ensino superior, ensino técnico-profissional e de investigação numa rede nacional de comunicação de dados de alta velocidade, com disponibilidade de serviços de qualidade e sustentabilidade económica, tecnológica e institucional do processo de educação e pesquisa.

Comments are closed here.