3ª Edicão da FGIM 2023: O Empreendedorismo Digital na Vanguarda da Economia do Futuro

3ª Edicão da FGIM 2023: O Empreendedorismo Digital na Vanguarda da Economia do Futuro

Decorre hoje, 08 de Dezembro de 2023, no Montebelo Indy Congress Hotel, na Cidade de Maputo, a 3ª Edição do Fórum Nacional de Governação da Internet 2023 (FGIMz2023) em paralelo com o 1o Sub-Fórum da Juventude em Governação da Internet emMoçambique (yFGIMz) em formato híbrido (presencial e virtual).

A Cerimónia de Abertura foi dirigida por. Sua. Excia. O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Prof. Doutor. Daniel Daniel Nivagara e conta com a presença de representantes da Secretaria do Estado da Juventude e Emprego, dentre outras individualidades.

 O Ministro, durante a cerimónia disse que o fórum representava um marco crucial para a juventude moçambicana na medida em que é uma plataforma estratégica destinada a incentivar o envolvimento activo e significativo dos jovens nas discussões sobre o futuro digital sustentável do país. “E ao abordarmos temas como o papel da juventude na Governança da Internet, empreendedorismo digital, acesso aos serviços digitais e outros, estamos a capacitar os jovens, proporcionando-lhes uma plataforma para influenciar positivamente o desenvolvimento da Internet em Moçambique”. Acrescentou Nivagara.

Por seu turno, em representação à Sua Excelência Oswaldo Pitersburgo, Secretário do Estado da Juventude e Emprego, a Dra. Ivete Ângela dos Anjos, na sua intervenção frisou que o uso generalizado da internet associado ao uso de Inteligência Artificial por jovens, não está isento de riscos significativos da segurança Cibernética e a promoção do auto-emprego e empreendedorismo por meio da internet é uma abordagem dinâmica e inovadora que oferece oportunidades sem precedentes.

O primeiro momento do evento, foi caracterizado pela inauguração de uma exposição que constitui uma componente de exibição que se concentra na inovação, integração e aplicação de tecnologia de informação e comunicação da nova geração, nos campos industrial e comercial e de partilha de serviços de assinaturas electrónicas e identidade digital, no âmbito da Operacionalização do Sistema de Certificação Digital de Moçambique.

A cerimonia de abertura culminou com a assinatura do Memorando de Entendimento entre o INTIC e a Associação Moçambicana de Bancos, em que as partes vêm afincar os termos de responsabilidade individualizados no âmbito da relação estabelecida dentro da parceria para a elaboração do Regulamento para Computação em Nuvem de Moçambique.

A exposição, cuja inauguração foi feita pelo Ministro, contempla diversas categorias de produtos, como Provedores de Serviços de Internet e Soluções de TIC, Banca e Operadores de Telecomunicações, Rede de Comunicação, Segurança da Informação, Empreendedorismo e Inovação, Espaço Inteligente e Fábrica Digital.

O Presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Tecnologia de Informação e Comunicação (INTIC), Prof. Doutor, Eng. Lourino Chemane contextualizando o fórum considerou que o evento é crucial para alinhar o país com as práticas globais, promover a transformação digital e garantir que a Internet beneficie a todas as camadas sociais.

Importa referir que o evento conta com cerca de 150 participantes presenciais e cerca de 350 on-line, entre nacionais e estrangeiros, com destaque para representantes de entidades governamentais, privadas, académicas, sociedade civil e da Juventude.

Comments are closed here.