Director da Divisão de Governação Digital

Director da Divisão de Governação Digital

Eugénio Macumbe

Entre 2020 a 21 de Dezembro de 2022 ocupou o cargo de Director do Registo Académico da Universidade Pedagógica de Maputo e de Novembro de 2013 a 28 de Setembro de 2020 ocupou o cargo de Chefe do Departamento de Registos na mesma Direcção.

É docente universitário e Pesquisador na Faculdade de Engenharias e Tecnologias (FET) da Universidade Pedagógica de Maputo desde o ano 2008, onde lecciona as disciplinas de  Tecnologia e Laboratório de Base de Dados, Arquitectura de Sistemas Distribuídos, Redes de Computadores, Arquitectura de Sistemas Computacionais e Projectos de Redes de Computadores. Supervisionou várias monografias científicas nas áreas de Engenharia de Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia de Redes de Computadores. Foi pesquisador convidado na Carl von Ossietzky Universität Oldenburg, Department of Computing Science, Business Informatics I / VLBA (Very Large Business Aplications) na Alemanha.

Leccionou igualmente no Instituto Superior de Transportes e Comunicação (ISUTC) e na Business School da Universidade São Tómas (USTM)

Prestou serviços de consultoria informática para diversos fins como elaboração da Política Nacional de Segurança Cibernética, concepção e desenvolvimento de sistemas de informação, aquisição de equipamentos informáticos, instalação e manutenção de redes de computadores, instalação e manutenção de sistemas de cobrança automática de taxas de portagens (REVIMO SA e Fundo de Estradas, FP), gestão da rede e infraestrutura do Sistema de Informação Florestal (SIF) do Ministério da Terra e Ambiente.

É doutorando em Ciência e Tecnologia Web na Universidade Aberta (Portugal). No ano 2018 adquiriu o Diploma de Estudos Avançados em Ciência e Tecnologia Web, Universidade Aberta (Portugal).

Concluiu os graus de Mestrado em Ciências de Tecnologias de Informação (Master of Science in Information Technology) na Punjab Technical University (Índia) no ano de 2012, Bacharelato e Licenciatura em Ensino de Informática pela Universidade Pedagógica (Moçambique) nos anos 2006 e 2008, respectivamente.

Foi colaborador do Centro de Informática da Universidade Pedagógica de Maputo (CIUP), responsável da equipa de desenvolvimento, implementação e manutenção do Sistema de Gestão Universitária da Universidade Pedagógica de Maputo (SIGEUP) e instalação dos clones do SIGEUP nas Universidades Licungo (UniLicungo), Save (UniSave) e Púnguè (UniPúnguè). É co-autor de alguns artigos científicos.

Email: eugenio.macumbe@intic.gov.mz