Chefe do Departamento Central de Protecção de Dados

Chefe do Departamento Central de Protecção de Dados

Délcia Nhantumbo

Délcia Mariza Nhantumbo nascida em 1981, na Cidade de Maputo. formada em Direito pela Universidade São Tomas de Moçambique.

Ao longo dos anos atendeu inúmeras formações profissionalizantes que a permitem estar na vanguarda da evolução tecnológica e das suas actividades com maior enfoque para, i. Criptografia e Criptomoeda –  Embaixada dos Estados Unidos da América; ii. Protecção de Dados Pessoais – Vantagem+; iii. Sistema de Certificação Electrónica do Estado – Lisboa; (4)  Desenvolvimento de Gestão para Assistentes Pessoais e Secretários Executivos –Pretória .

Em Setembro de 2022 foi designada Chefe do Departamento de Protecção de Dados no Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação – INTIC. Entre Setembro e Dezembro de 2022, participou no i. Workshop referente a validação da Lei de Proteção de Dados da SADC,  ii. Workshop  sobre Segurança Cibernética em Gana e; iii. Congresso Internacional sobre o Arquivo, – Itália

Actualmente é membro permanente da Equipe de Trabalho para a Elaboração da Lei de Segurança Cibernética, inciciado em Novembro de 2022.

Entre os anos 2017 e 2021 colaborou na elaboração de diversos instrumentos legais, políticas e regulamentos na área de Tecnologias de Informação a destacar o Estatuto Orgânico e Regulamento Interno do INTIC, Politica e Estratégia Nacional de Segurança Cibernética, Plano Estratégico e Operacional para a Sociedade de Informação.

Em 2003 iniciou a actividade profissional como Servente/Rececpionista na extinta Comissão para a Política de Informática, actual INTIC, tendo sido promovida em 2005 a Secretária da Direcção Geral.

Email: delcia.nhantumbo@intic.gov.mz