“Debate Aberto” sobre protecção de crianças e jovens na Internet encerra o Mês da Internet Mais Segura

“Debate Aberto” sobre protecção de crianças e jovens na Internet encerra o Mês da Internet Mais Segura

O Ministério da Ciências, Tecnologia e Ensino Superior, através do Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação, INTIC,IP realiza, hoje, 27 de Fevereiro, um debate aberto sob o lema “Internet Segura em Moçambique: Estágio actual e desafios na protecção de crianças e jovens”. O evento acontece na sala dos Grandes Actos da Universidade Pedagógica, de Maputo.

Esta acção faz parte das várias programadas no âmbito das Actividades Comemorativas do mês de Fevereiro, Mês da Internet Mais Segura e visa de avaliar o estágio actual das iniciativas e acções com vista a garantir a Internet Segura em Moçambique, com enfoque na protecção de crianças e jovens.

A Cerimonia de abertura foi presidida pelo Inspector Geral do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, (MCTES) Dr. Fernando Niquisse, em representação de S.Excia o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof. Doutor Daniel Daniel Nivagara e contou com a participação do Magnífico Reitor da Universidade Pedagógica, Prof. Doutor Jorge Ferrão e do Administrador do Pelouro Corporativo do INTIC, IP Dr. Luís Canhemba, em representação do Presidente do Conselho de Administração do INTIC, IP, Prof. Doutor, Lourino Chemane.

Proferindo o discurso de abertura deste debate, Dr. Fernando Niquisse, Inpector-Geral do MCTES disse que “as dinâmicas impostas pelo rápido progresso tecnológico requerem o redobrar de esforços, com acções multissectoriais devidamente estruturadas e focadas para o desenvolvimento sustentável, com resultados de impacto directo nas comunidades, onde a academia e o sector produtivo devem desempenhar o papel fundamental”.

O Inspector Geral acrescentou que uma das responsabilidades das instituições de ensino superior é a de contribuir no desenvolvimento de competências digitais, tendo apelado para a concepção de novos cursos com inclusão da dimensão das TIC para responderem aos desafios da Era Digital fortemente assente em tecnologias emergentes como Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Computação em Nuvem, Computação de Alto Desempenho, Computação Quântica de entre outros.

Por seu turno, Magnifico Reitor da UP Prof. Doutor Jorge Ferrão, salientou que a Universidade Pedagógica tem acompanhado com pormenores os contornos do desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação, e da Internet em Moçambique daí que “este evento é crucial para consciencializar não apenas aos estudantes como também as Comunidades Académica e Cientifica da UP, dos perigos decorrentes do uso das TIC e da Internet em particular”.

Por fim, o Administrador do Pelouro Corporativo do INTIC, IP Dr. Luís Canhemba, falando na ocasião, salientou que o espaço cibernético oferece soluções para academias, economia, lazer e para intercâmbio cultural, não obstante os ricos que o mesmo representa principalmente para crianças e jovens, daí que é prioridade do INTIC, IP consciencializar estas camadas em torno do uso seguro das Tecnologias de Informação e Comunicação em Geral e da internet em particular.

Importa referir que as acções em curso no INTIC, IP resultam de atribuições e competências da instituição, sendo igualmente, parte da Política e Estratégia Nacional de Segurança Cibernética, instrumentos aprovados pelo Governo de Moçambique visando garantir a digitalização segura para todos no país.

Comments are closed here.