Segurança Cibernética deve ser olhada como prioridade para o normal funcionamento da sociedade e da economia

Segurança Cibernética deve ser olhada como prioridade para o normal funcionamento da sociedade e da economia

O Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC), IP, realizou a Reunião dos Membros do Ecossistema Nacional de Segurança Cibernética que teve lugar hoje, 11 de Abril de 2024, na Sala de Conselhos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em Maputo, com vista discutir mecanismos de fortalecimento de medidas de protecção de activos de informação nas instituições nacionais. Este evento surge na esteira da celebração do primeiro aniversário do estabelecimento da Equipa Nacional de Segurança Cibernética (CSIRT) Nacional e foi antecedido ontem pela realização do Exercício Internacional de Cibersegurança, dedicado ao sector de energia que contou com a participação de Moçambique, Cabo Verde e Portugal.

A Reunião foi presidida pelo Presidente do Conselho de Administração do INTIC, Prof. Doutor Eng. Lourino Chemane, que destacou a importância da Segurança Cibernética num mundo cada vez mais interconectado e dependente de TICs.

Durante o encontro, Lourino Chemane apresentou o Relatório do CSIRT Nacional e Eugénio Jeremias, Director da Divisão de Segurança Cibernética e Protecção de Dados no INTIC, apresentou o informe sobre a implementação da Política e Estratégia Nacional de Segurança Cibernética (PENSC), delineando os progressos, desafios e próximos passos, tendo apresentado ainda o Modelo Para o Estabelecimento de CSIRTs com vista dinamizar a criação da Rede Nacional de CSIRTs.

Os participantes discutiram as matérias apresentadas, com maior enfoque nas formas para fortalecer a resiliência cibernética do país, abordando questões como protecção de infra-estruturas críticas e capacitação de profissionais em segurança da informação. Os participantes foram unânimes quanto à necessidade de o INTIC aproximar-se das instituições, no sentido de sensibilizar seus gestores sobre a necessidade de olhar para a segurança cibernética como uma das principais prioridades.

A este apelo, Chemane garantiu que já existe um plano institucional para efectuar visitas de trabalho a várias instituições que lidam com infra-estruturas críticas, com alguma urgência, a fim de alertar sobre a necessidade urgente para fortalecer mecanismos de prevenção e mitigação de incidentes de segurança cibernética.

Para garantir o anonimato nos dados apresentados, sem mencionar nomes de entidades, Chemane disse que “já há registo de ataques e tentativas de ataques cibernéticos a várias entidades nacionais, o que aumenta o nível de preocupação com mecanismos de protecção de activos de informação”. “Vamos sim manter contactos permanentes com várias entidades e não só, para alertar sobre os riscos que estas correm nos seus activos de informação e orientar para se olhar para a segurança cibernética como elemento crucial para existência de uma sociedade”, disse Chemane.

Eugénio Jeremias, Director da Divisão de Segurança Cibernética e Protecção de Dados no INTIC, considera que a reunião reflecte o compromisso contínuo de Moçambique em fortalecer suas capacidades de segurança cibernética, promovendo a colaboração e cooperação entre as instituições nacionais que devem se apropriar da PENSC. é

Comments are closed here.