Moçambique acolhe a 3ª Edição da Africa CyberDrill 2023

Moçambique acolhe a 3ª Edição da Africa CyberDrill 2023

O Governo de Moçambique, através do Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC IP), em parceria com o Secretariado da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), a AfricaCERT e o Instituto de Engenharia de Software (SEI) da Universidade de Carnegie Mellon dos Estados Unidos, realiza, de 7 a 10 de Novembro em curso a 3ª Edição da Simulação de Incidentes de Segurança Cibernética em África, também conhecida como Africa CyberDrill 2023.

O evento tem como objectivo dar resposta à crescente necessidade de preparar África para enfrentar os desafios da cibersegurança em conjunto.

A cerimônia de abertura foi presidida pela Eng. Nilza Miquidade, Secretária Permanente do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que expressou a importância de fortalecer a segurança cibernética no continente, particularmente na Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral, SADC. A dirigente, destacou a necessidade de colaboração entre os países africanos para proteger suas infra-estruturas críticas e dados sensíveis em um mundo cada vez mais digitalizado.

O Africa CyberDrill 2023 foi precedido pela realização, no dia 6 de Novembro corrente, da Primeira Reunião Nacional dos CSIRTs, sigla em inglês, Computer Security Incident Response Teams, que significa Equipas de Resposta a Incidentes de Segurança Cibernética, que contou com a participação de representantes de todas as províncias do país.

Por sua vez o Prof. Doutor Engenheiro Lourino Chemane, Presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional das Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC) IP, durante a sua intervenção destacou a importância dos CSIRTs sectoriais como uma parte essencial da infra-estrutura de segurança cibernética do país. “À medida que as ameaças cibernéticas continuam a evoluir e se tornam cada vez mais sofisticadas, a colaboração entre diferentes sectores e organizações é crucial para garantir a segurança digital. Os CSIRTs sectoriais desempenham um papel fundamental na detecção, resposta e mitigação de incidentes de segurança cibernética em seus sectores específicos, disse.

O evento, que reuniu aproximadamente 100 participantes de quase todos os países africanos, está programado para ocorrer até a próxima sexta-feira. Durante esse período, estão previstos diversos exercícios práticos, com destaque para a simulação de ataques e a respectiva resposta.

Comments are closed here.