Chefe de Departamento Central de Certificação

Chefe de Departamento Central de Certificação

Helder Fernando

Percurso Académico

Licenciado em Gestão de Sistemas de Informação pela Universidade Aberta ISCED (UnISCED), com sede na Cidade da Beira.

Em 2010 foi formado em Ciências de Computação pelo Instituto Médio Politécnico de Computação e Gestão (IMPCG), extinto Centro de Formação em Instalação, Reparação e Manutenção de Hardware e Software de Computadores (SISOFT) na Cidade Maputo.

Percurso Profissional

Assume as funções de Chefe de Departamento Central de Certificação, na Divisão de Licenciamento e Certificação .

De Abril de 2020 a Dezembro de 2022, coordenou as actividades do Departamento de Informática e Gestão Documental.

É funcionário do INTIC desde 2015 e esteve afecto no mesmo ano ao Departamento de Infra-estruturas e Acesso ,como Técnico de Suporte na Administração de Rede Electrónica do Governo (GovNet).

Fez parte de uma das primeiras equipas de técnicos composta pelos quadros do INTIC e do Centro de Desenvolvimento de Sistemas de Informação de Finanças (CEDSIF), a participar da prova de conceito para a integração do e-Sistafe dentro da GovNet.

Ingressou no INTIC depois uma passagem de 4 anos pelo sector privado, onde desempenhou funções de Técnico de Informática “residente” da Empresa CMS Tecnologias, EI, dando Suporte Técnico as instituições públicas com qual a Empresa tinha firmado contrato de prestação de serviços, dentre elas, o antigo Ministério da Juventude e Desportos,  Ministério dos Transportes e Comunicações e outras.

Formações complementares

É formando do desenvolvimento de um verificador de assinaturas electrónicas no âmbito da 3ª fase de Implementação e Operacionalização do Sistema de Certificação Digital de Moçambique (SCDM) ministrado pelo Laboratório de Segurança em Computação (LabSec) da Universidade Federal de Santa Catarina do Brasil (UFSC).

Concluidas:

  • Treinamento em Infra-estrutura de Chaves Públicas (ICP), Emissão Certificados Digitais, Criação de uma Autoridade Certificadora com base no OpenSSL e Identidade Electrónica ministrado pela Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM Portugal) e UFSC Brasil.
  • Segurança Cibernética básica (Segurança da Informação, Kaspersky Conhecendo o Inimigo, Gestão e Tratamento de Incidentes e Análise de Vurnerabilidades) feita na Rede Nacional de Pesquisa do Brasil (RNP);
  • Administração de Redes feitas na Academia CISCO do Instituto Superior de Ciências e Tecnologias de Moçambique (ISCTEM).

Email: helder.fernando@intic.gov.mz