Em evento virtual orientado pelo ministro Nivagara

Em evento virtual orientado pelo ministro Nivagara

Quadros de TIC reflectem sobre o papel do sector na promoção da unidade, trabalho e vigilância para o desenvolvimento nacional

Maputo, 29/07/2021 – Um evento virtual orientado pelo Ministro da Ciencia, Tecnologia e Ensino Superior, Prof. Doutor Daniel Daniel Nivagara, decorreu hoje com a participação do Secretário Geral Adjunto para a área das TIC nas Nações Unidas, Eng. Bernado Mariano Jr., PCA do INTIC, Prof. Doutor Eng. Lourino Chemane, PCA do INCM, Prof. Doutor Américo Muchanga, e da Directora Geral da FSDMoç, Prof. Doutora Esselina Macome

Intervindo na cerimónia de abertura, o ministro Nivagara considerou o evento um momento de reflexão sobre a implementação da Política para a Sociedade da Informação e da Lei de Transacções Electrónicas, bem como da Estratégia e Lei de Telecomunicações.

A participação do Eng. Mariano Jr. foi um gesto de tributo ao compatriota, recentemente indicado para a função que desempenha na ONU, formando, juntamente com o PCA do INTIC, do INCM, e com a Directora Geral da FSDMoc (Financial Sector Deepening Mozambique) o naipe digital moçambicano.

Sobre a figura do eng. Mariano Jr., o ministro disse que o evento inspira o seu patriotismo, sucesso e a sua larga experiência profissional em organismos internacionais regionais.

O ministro reiterou que o Governo promove o uso das TIC para a materialização das actividades de desenvolvimento social e econômico em áreas prioritárias e estratégicas como a agricultura, saúde, educação, turismo, energia, infraestruturas e recursos naturais.

“Acreditamos que Moçambique, através das TIC, terá um papel importante na promoção da unidade, trabalho e vigilância e no resgate dos valores patrióticos”, disse.

Com o reavivar do “slogan” dos áureos tempos da independência nacional (Unidade, Trabalho e Vigilância), como lema do evento, quiseram os organizadores enquadrar a sua iniciativa os desafios da pandemia COVID-19 e os momentos difíceis de violência armada vividos no norte do país.

A propósito, o ministro defendeu que os profissionais das TIC têm a “responsabilidade de garantir a continuidade dos serviços essenciais em todas as áreas de desenvolvimento social e económico, através de serviços digitais assentes em soluções das TIC e telecomunicações baseados na unidade e trabalho de serviços de Internet fiáveis, seguros e acessíveis”.

“Neste âmbito”, disse, “devemos continuar com acções visando consolidar as conquistas das Tecnologias de Informação e Comunicação e das telecomunicações e promovermos a unidade, o trabalho e a segurança. Só com a paz, segurança e estabilidade em Moçambique, será possível a implementação dos projectos de desenvolvimento social e económico, com particular destaque para os do sector das Tecnologias de Informação e Comunicação e Telecomunicações no mundo como um todo e também no nosso país individualmente”.

Encontre aqui :

O Cartaz do Evento

A apresentação do INTIC, IP

Comments are closed here.