Fórum dos Pontos de Troca de Tráfego de Internet na SADC

Fórum dos Pontos de Troca de Tráfego de Internet na SADC

“Uma oportunidade para reflectir sobre a Internet” – PCA do INTIC

Maputo, 21/05/2021 – O PCA do INTIC, Prof. Doutor Lourino Chamane considerou hoje o quarto encontro da SADC sobre os Pontos de Troca de Tráfeo de Internet mais uma oportunidade de os países da região reflectirem sobre a gestão do tráfego de Internet, que se pretende ocorra dentro das fronteiras nacionais e da região, sem passar pelas redes globais.

“Foi uma oportunidade singular para, virtualmente em conjunto, reflectirmos sobre o nosso desempenho, debruçarmos sobre os programas do desenvolvimento da Sociedade de Informação e identificarmos soluções para a geração de conteúdos locais e CDNs nos nossos Estados Membros e na região da SADC, bem sobre o papel da Internet no desenvolvimento de programas de economia digital e da sociedade digital, que, conforme sabemos, têm um impacto directo nos custos e segurança do cidadão, bem como instituições públicas e privadas”, disse o PCA, que discursava no encerramento do evento.

“Apraz-nos sublinhar que alcançámos os objectivos para os quais nos propusemos no início deste Fórum”, frisou.

Entre os objectivos do Fórum, destaca-se a validação da matriz de monitoria e avaliação de implementação dos IXPs para 2021 e a demonstração do conceito de base de dados e informes online sobre a monitoria e avaliação de implementação dos IXP na SADC, realizadas no primeiro dia dos trabalhos. O ponto mais alto do evento foi aprovação da lista das principais áreas de acção e das recomendações para 2021.

Comments are closed here.