Em debate gestão do tráfego de Internet na SADC

Em debate gestão do tráfego de Internet na SADC

Maputo, 19/05/2021 – Sob a presidência de Moçambique, os representantes do sector das comunicações da SADC reunem-se, a partir de hoje até sexta-feira próxima em videoconferência, para debater a cooperação, desenvolvimento e harmonização de procedimentos em matéria de gestão do tráfego de Internet na região.

Denominada “Fórum de Pontos de Troca de Trafego de Internet da Região da SADC (SADC Internet Exchange Point Peering Forum 2021)”, a plataforma tem o objectivo de promover a organização das redes da região de modo a estarem interconectados internamente e garantir que o tráfego local e regional não passe por redes globais, trazendo vantagens em termos de custos e qualidade de serviços prestados.

O Fórum é promovido pelo Secretariado Executivo da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) e tem a presidência de Moçambique, o país que actualmente detém a liderança rotativa da organização.

Intervindo na cerimónia de abertura, o Ministro moçambicano da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof. Daniel Daniel Nivagara, expressou as suas expectativas quanto ao evento, afirmando que o mesmo vai contribuir para a melhoria dos mecanismos de coordenação e desenvolvimento das infraestruturas de TIC na região.

“É expectativa dos nossos estados que o sector das TIC trabalhe para promover uma efectiva utilização das plataformas e serviços digitais para o apoio aos programas do desenvolvimento económico e social em áreas prioritárias como a educação, saúde, agricultura, energia, turismo, infraestruturas e outras”, disse.

No início dos trabalhos, estiveram online a maioria dos membros da organização, menos Lesotho, Malawi e Madagáscar, e foram registados 146 teleconferencistas.

O recém-nomeado PCA do INTIC, Prof. Doutor Eng. Lourino Alberto Chamane é que preside a reunião, que dedicou a sua primeira sessão à apresentação e apreciação das recomendações do ultimo encontro, também realizado em Maputo de 21 a 23 de Setembro de 2020.

Cada país apresentou o seu relatório de monitoria e avaliação dos respectivos Pontos de Troca de Tráfego de Internet, que foi apreciado e comentado pelos participantes.

A SATA (Associação das Telecomunicações da Africa do Sul) e CRASA (Associação dos Reguladores das Comunicações da África Austral) apresentaram também os relatórios de implantação de Prefixos IPv6 (Protocolo de Internet versão 6) e de Qualidade de Serviço (QoS) e Qualidade de Experiência de TICs na SADC (QoE), bem como a Proposta de Diretrizes para Serviços de Internet na SADC.

Comments are closed here.