Moçambique torna-se membro da ICA

Moçambique torna-se membro da ICA

O Instituto Nacional de Tecnologias de Informação, autoridade reguladora de Tecnologias de Informação e Comunicação em Moçambique, foi admitida como membro do Conselho Internacional de Tecnologia da Informação na Administração do Governo (ICA).

Moçambique junta-se a outros países membros, alguns com larga experiência no domínio da gestão e uso das tecnologias de Informação e Comunicação na Administração do governo central,  como Austrália, Bélgica, Canadá, Chipre, Estônia, Finlândia, Israel, Japão, Moldávia, Moçambique, OCDE, Portugal, Romênia, Singapura, Suécia, Taiwan, Holanda, Banco Mundial , e Uruguai.

O Conselho Internacional de Tecnologia da Informação na Administração Governamental (ICA) é uma associação internacional sem fins lucrativos com sede na Bélgica, que visa promover e facilitar a troca informal de ideias, conhecimentos e experiências sobre gestão e uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na administração do governo central. O ICA é um fórum internacional que apoia a alta administração na formulação de políticas de TIC para melhorar a eficiência e eficácia dos governos em nível local.

A ICA reúne-se através de uma Conferência Anual que junta oficiais de TIC de governos do mundo, membros e delegados da ICA para trocar seus conhecimentos e práticas, criar conteúdo, consultar e prever tendências das TIC para governos futuros. A cada ano, um país membro diferente hospeda este evento durante o qual os representantes nacionais da ICA exploram uma variedade de temas de TIC, onde os participantes relatam os recentes desenvolvimentos de interesse em TIC em seus próprios países por meio de apresentações formais, workshops, painéis de especialistas e mesas redondas. 

Cada país ou organização membro da ICA indica um Representante Nacional e um Representante Nacional Adjunto para o Conselho da ICA. Os Representantes Nacionais participam activamente do trabalho do ICA em nome do país membro ou organização e são responsáveis por contribuir para a formulação de políticas e prioridades do ICA, participação em Grupos de Estudo e similares.

No presente ano, decorreu a 56ª Conferência da ICA em Singapura, de 14 a 16 de Setembro de 2022, sob o lema “Olhando para 2030; o manual digital”, marcando o retorno da Organização às reuniões anuais presenciais, onde a rede de membros do ICA discutiu tópicos que os governos são chamados a abordar para garantir uma governança digital robusta. Para 2023 está programada a 57ª Conferência da ICA, a ter lugar na Bélgica.

Comments are closed here.