Moçambique participa na 8ª Conferência de Segurança Cibernética

Moçambique participa na 8ª Conferência de Segurança Cibernética

Maputo, 07/06/2022 – Moçambique participa na 8ª Conferência de Segurança Cibernética de Portugal, designada C-Days 2022, organizada pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), que decorre a partir de hoje, no Centro de Conferências de Estoril, Portugal, juntando especialistas e amadores da área de segurança cibernética para debater o sector.

A Conferência C-Days 2022, com o lema “Apostar na Prevenção”, conta com oradores de diferentes áreas, dentre eles, gestores, profissionais, académicos, estudantes e público no geral, que irão proporcionar discussões e fomentar reflexões visando a consolidação dos níveis de cibersegurança do ecossistema.

Um dos oradores do evento é o Presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC), Prof. Doutor, Lourino Chemane, que compõe o 2º painel que discute a Geopolítica e Insegurança Cibernética, amanhã, dia 8 de Junho, às 12H45, hora de Moçambique, juntamente com Felipe Pathé Duarte, da Nova Scool of Law e Luís Barreira de Sousa, do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal.

A delegação de Moçambique inclui, para além de quadros do Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC), quadros de outras instituições públicas como o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Banco de Moçambique e do Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM).

A participação de Moçambique na Conferência de Segurança Cibernética de Portugal, designada C-Days 2022 é resultado da implementação parcial do Plano de Cooperação e Colaboração entre o INTIC e o CNCS de Portugal acordado em 2021, que inclui a integração de Moçambique como observador nos exercícios de segurança cibernética de Portugal e de quadros do CNCS nas acções de capacitação do INTIC na área de segurança Cibernética nos próximos dois anos.  

Comments are closed here.