Moçambique dá mais um passo na governação e economia digital

Moçambique dá mais um passo na governação e economia digital

Maputo, 22/9/2021 – Dois temas vão dominar a agenda de governação e economia digital em Moçambique nos próximos tempos. Trata-se do estabelecimento do Fórum de Governação da Internet e do Comité de Governação da Internet, que se complementam para ampliar a participação da sociedade em assuntos de gestão e desenvolvimento da Internet e matérias convergentes.

O Fórum de Governação da Internet e o Comité de Governação da Internet, respectivamente um evento e um órgão, confluem para a mesma plataforma destinada a aglutinar sensibilidades em matéria de gestão da sociedade da informação

Enquanto o fórum ė um espaço de auscultação e debate, o comité ė um órgão de consulta e articulação para promover a participação de todas as camadas da sociedade nas políticas, estratégias e programas de governação e desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, particularmente a Internet.

Ambas as iniciativas se enquadram nas recomendações da Política para a Sociedade da Informação e da Cimeira Mundial para a Sociedade da Informação (WISIS), que apontam a necessidade de os países criarem mecanismos de auscultação e inclusão em matéria de gestão dos processos de governação da sociedade de informação.

O Fórum e o Comité constituem um importante mecanismo de implementação da Política para a Sociedade da Informação e a sua estratégia, porque o seu formato envolve actores relevantes da sociedade e se reveste de uma oportunidade singular para o Governo tê-los em conta na gestão das TIC, particularmente da Internet.

Saber mais sobre o Fórum de Governação da Internet

Comments are closed here.